O movimento luta por direitos das pessoas em sofrimento mental no combate ao estigma e à exclusão.
Lembra o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além de cuidado e tratamento, sem que tenham que renunciar a seu lugar de cidadãos.
O Movimento da Reforma Psiquiátrica começou nos anos 1970, e teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta: o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.
Com o lema “por uma sociedade sem manicômios”, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade, questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações, denunciam as graves violações aos direitos e propõem a reorganização do modelo de atenção em saúde mental. Estruturam uma proposta de serviços abertos, comunitários e territorializados, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos.
Assim como o processo da Reforma Sanitária, que resultou na garantia constitucional da saúde como direito através da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei n.º 10.216/2.001, nomeada “Lei Paulo Delgado”. Os termos tratam da proteção dos direitos e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e convida a participação social no acompanhamento de sua implementação.
Fontes:
Associação De Volta para Casa
Blog da Saúde e Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério do Governo Federal
Conselho Federal de Psicologia
Lei 10.216/2.001
youtube.com/@0um_
www.tiktok.com/@0um__
01um.wordpress.com/
linktr.ee/0um_
open.spotify.com/show/1VamqXhZ4I2yXUB1khDaMi?si=8d…
Comments are on hold, so write to contato.01um@gmail.com
- Saúde Mental Infantojuvenil
youtube.com/playlist?list=PLPMg6rxE2Lu3qpw8hHTuv6S…
- Adolescência e O apanhador no campo de centeio
youtube.com/playlist?list=PLPMg6rxE2Lu0IkKHxy1zpWM…
- Infância e Matilda
youtube.com/playlist?list=PLPMg6rxE2Lu3TDctNKMmkMk…
youtube.com/@0um_/playlists
The material posted has didactic purposes.
Copyright Disclaimer Under Section 107 of the Copyright Act 1976, allowance is made for "fair use" for purposes such as criticism, comment, news reporting, teaching, scholarship, and research. Fair use is a use permitted by copyright statute that might otherwise be infringing. Non-profit, educational or personal use tips the balance in favor of fair use.