Vitor Hugo Fernandes

Canal destinado a discutir questões sociais, políticas e culturais do Brasil e do mundo atual.
Sou professor, cientista social, mestre em políticas públicas. Apaixonado pelo estudo da política e da sociedade em geral, que acredita na difusão de conhecimento e na luta social como forma de melhorar o mundo.

Se inscreva no canal:youtube.com/channel/UCPpNbf37fvh__DqCHQtdfPA
Pix do canal:vhfsouza@gmail.com

Como comprar meu livro? Site? kotter.com.br/loja/professor-o-senhor-e-gay-vitor-…
Ou entre em contato comigo (vhfsouza@gmail.com) e peça o livro autografado. (R$35, mas membros do canal pagam R$23)

MInhas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/vitor.fernandes.7355
Instagram: www.instagram.com/vitor.fernandes34/
Tik tok: www.tiktok.com/@vitorfernandes291?lang=pt_BR
E-mail: vhfsouza@gmail.com
Artigos e redes sociais: linktr.ee/vitorhugofernandes



Vitor Hugo Fernandes

Deus, me dê um sinal! Então toma!! Haha

2 days ago | [YT] | 874

Vitor Hugo Fernandes

BBB E OS GLADIADORES DO SÉCULO XXI

No império romano, era comum que os romanos se divertissem assistindo as lutas dos gladiadores.
Gladiadores eram prisioneiros de guerra, criminosos, geralmente “bárbaros” (não romanos), que eram colocados para lutar uns contra os outros numa arena. A mais conhecida delas, o Coliseu, em Roma, abrigava mais de 80.000 pessoas.
As lutas eram ferozes, até a morte, e se fazia de tudo para proporcionar o máximo de violência aos expectadores.
As pessoas adoravam, vibravam com a violência, que incluía todo tipo de mutilações e sangue para tudo quanto é canto.
Quando um gladiador estava prestes a eliminar um rival, olhava para o imperador, que assistia ao espetáculo e colocava o dedo pra cima, indicando que não deveria se executar o rival, ou para baixo, indicando que a pena capital estava dada.
Era um espetáculo de horror e violência. Chegava a morrer centenas de pessoas num único dia, com as pessoas virando com a morte.
Hoje, olhamos aterrorizados para isso, mas será que somos tão superiores assim?
Somos uma sociedade competitiva a individualista e acreditamos que a economia e a sociedade só serão boas e produtivas com uns competindo contra os outros. Naturalizamos a competição a tal modo, que nem refletimos mais sobre ela.
O que é o BBB e os vários outros programas de TV em que pessoas são colocadas para competirem entre si para ganhar um prêmio? É o espetáculo da competição, do individualismo.
Colocamos filhos pra competir, crianças na escola, namorados, funcionários das empresas, etc. Todo é competição.
O homem não é naturalmente individualista, pois somos produtos do meio. Somos criados em meio à competição capitalista e a naturalizamos. Achamos que o homem “lobo do homem” hobbesiano é o único possível.
No BBB as pessoas são colocadas em uma casa, confinados, onde apenas um vai ganhar 1,5 milhão de reais. Mais que isso, está em jogo a possibilidade deles saírem de lá famosos, com milhões de seguidores, o que significa grana também.
Logo, tal como na arena romana, eles precisam se digladiar entre si para vencer. Não precisa matar fisicamente, mas vale humilhar, trapacear, agredir verbalmente, fazer tortura psicológica, etc. E nós, que olhamos de fora, gostamos de ver isso. Queremos ver as pessoas se digladiando.
Tal como os romanos se sentiam superiores aos gladiadores, eram bárbaros, criminosos, etc. e se sentiam no direito de se deleitar com o sofrimento alheio, nós hoje, gostamos de ver as pessoas se digladiando em um programa de competição. Trocamos a morte física por uma série de trapaças aceitas em nome da competição e do individualismo legitimados socialmente. Nos sentimos superiores ao ver as imoralidades que são cometidas lá. Isso nos faz bem, reforça nosso ego.
Não gostaríamos de ver um “reality show” com pessoas sendo solidárias, boas, produtivas, etc. Isso nos faria sentir inferiores. Não daria audiência.
Gostamos de estar no papel de “eliminar” ou não um participante. Nos dá a sensação de poder (que não temos na sociedade), tal como o imperador romano tinha sobre a vida dos gladiadores.
Esses programas de TV são a expressão de uma sociedade burguesa, pautada na competição. Seria impensável em uma sociedade socialista, por exemplo, onde não impera a ótica da competição. Eles expressam características centrais de nossa sociedade, que já estamos tão acostumados que nem refletimos mais.
Mas talvez no futuro, achemos absurdo pessoas serem colocadas em uma casa para se digladiar, tal como pensamos hoje sobre as arenas romanas.

1 week ago | [YT] | 110

Vitor Hugo Fernandes

Férias no rio de janeiro! Em breve farei um vídeo sobre a conquista pelos trabalhadores do direito às férias!

2 weeks ago | [YT] | 627

Vitor Hugo Fernandes

Uma grande honra encontrar, conversar e tirar foto com @milton_temer , uma das minhas referências intelectuais e de militância e também com @glauberbraga_oficial , o melhor deputado federal do Brasil e que terá meu voto e militância nas próximas eleições. Ambos do PSOL e de luta!
Churchill, aquele fascista, dizia que socialismo é paixão de juventude. Milton temer, com sua idade já avançada, nos mostra que não! Tá na luta, nos atos e nas redes! Exemplo! Foi uma honra!

3 weeks ago | [YT] | 1,141

Vitor Hugo Fernandes

Curtindo as férias na roça!

1 month ago | [YT] | 437

Vitor Hugo Fernandes

Professor, o senhor reprova?

Há dois anos fiquei conhecido por uma aula em que uma aluna me perguntou se eu era gay por que não ter ficado com uma aluna que "me deu mole" e vários outros motivos.
O texto sobre essa a aula viralizou e provavelmente fiquei com a fama de professor legal, querido pelos alunos, etc. Mas não é bem assim...
Tenho fama de mau, durão, "o professor que reprova muito", que tem prova difícil, que passa muito seminário e tal. Isso na escola estadual, na periferia, onde acredito que falta disciplina, organização, etc. Sou o perfil mais "flexível" nas outras escolas, pois julgo que não é necessário ser tão firme.
Concordo com parte dessa visão. Cobro seriedade nos trabalhos, um mínimo de disciplina na aula, mínimo, não muito... dou uma prova baseado em tudo que ensinei. Sei que faço um bom trabalho, que explico tudo, então cobro o que ensinei.
E isso faz de mim um tirano, um cara que diz que se os alunos não tiverem media 5,0 ficarão reprovados.
O professor "exigente" é visto como mau, é o cara que atrapalha o aluno no seu objetivo de receber um diploma no fim do ano ou segmento.
Pra você ser legal tem que aprovar todo mundo, dar presença pra todo mundo, não cobrar nada, não dar aula, enfim, não ser professor...
Ai, a maioria acha que aprovação e reprovação depende da simpatia e boa vontade do professor com o aluno.
Para a maioria, não há qualquer relação com o mérito de cada um, com estudar, aprender ou não.
Que sistema educacional horrível que criamos! Que cultura escolar retrógrada!
A instituição escola esta toda errada! Talvez eu esteja errado tbm...
Não conseguimos mostrar para os alunos que estudar é importante, que estudar depende deles. Não conseguimos ensinar a autonomia, que é um pilar para o mercado de trabalho do século XXI.
Ta tudo errado...

1 month ago | [YT] | 258

Vitor Hugo Fernandes

Ato #congressoinimigodopovo no Rio de janeiro

1 month ago | [YT] | 1,526

Vitor Hugo Fernandes

Grande @glauberbraga(hoje eu conseguir te marcar. Ontem não...meta bandida). O melhor e mais combativo deputado do Brasil! Está sendo cassado por bater de frente com esse congresso imundo e a direita bolsonarista!
#glauberfica
#congressoinimigodopovo

1 month ago | [YT] | 1,617

Vitor Hugo Fernandes

A religião dominante (cristianismo), diz claramente que a mulher deve ser submissa ao homem.
O cinema glamouriza os homens escrotos e violentos, os representando como atraentes e bons de cama.
O espectro político dominante (direita) defende a família tradicional, com homem provedor e no comando.
Os red pill usam as redes pra espalhar sua frustração e ódio às mulheres.
Toda a nossa cultura é de violência e de submissão da mulher.
Os casos absurdos que temos visto de feminicídio, são a ponta do iceberg de uma cultura de violência contra as mulheres.
Mas quem tem coragem de criticar as bases dessa violência? Quem tem coragem de criticar a bíblia? Que homem tem coragem de criticar a cultura machista e a lógica da masculinidade formada na agressividade e correr o risco de ser visto como frouxo ou gay?
As escolas devem focar cada vez mais no ensino de gênero e sexualidade! Esses assuntos são urgentes. Eu foco nas minhas aulas, mas acho que precisa mais. Isso não começa na vida adulta. Começa desde a infância, se intensifica na adolescência e explode num adulto frustrado, violento e misógino!

1 month ago | [YT] | 520

Vitor Hugo Fernandes

Festa brega! Rs 40 anos de vida!

2 months ago | [YT] | 490