Adorei. Morei na Alemanha e sinto muita falta deste pão. Gratidão pela.explicação
4 years ago | 0
Que pão maravilhoso, me faz lembrar de um pão que eu comprava quando morava no Rio (minha terra natal) de uma padaria alemã e se chamava kümelbrot, a massa era idêntica à essa, só que levava as sementinhas de kümell, uma delícia!
4 years ago | 0
Muito obrigada Renê. DEUS abençoe sempre. Uma dúvida, segunda fermentação é também até dobrar de volume? Ou até o dia seguinte igual o rústico tradicional
4 years ago | 0
Renê hj alimentei meu meu fermento, (segundo dia na sua aula do ZAP) amanhã posso alimentar só uma vez? Tô querendo ir p sítio e só chego domingo as 18h p q faço? Me ajude!!
4 years ago (edited) | 0
Pão da Casa
Esse é um ícone da panificação Alemã.
A receita, leitura da nossa casa, produz um pão com sabor complexo e robusto, acidez marcada pela longa fermentação e textura úmida (alcançada com o uso de centeio 100% integral).
Você vai cortar fatias finas (cerca de 8mm) e harmonizar com carnes curadas (gravlax, presunto cru), queijos macios, abacate, bacon ou ovos cozidos (como no sanduíche que ensinamos no último video do canal).
A receita está abaixo. Mas atenção!
Fazer pão tem muito pouco a ver com seguir uma receita. Você vai precisar de um fermento natural ativo, acertar a mão e o ponto da fermentação. Se você tem dificuldade nesses processos, não perca a oportunidade de participar da oficina gratuita que vou dar a partir dessa quinta (05/08). Serão 4 dias de aula ao vivo e online, sempre às 19:00h.
Para participar é fundamental se inscrever no link paodacasawit.com.br/inscricao/
LANDBROT - PÃO DA CASA
250g centeio integral
250g farinha de trigo
325g a 350g água
125g fermento natural maduro
12g sal
Processo:
1. Misture todos os ingredientes (primeiro os secos e depois os úmidos).
2. Amasse até obter uma massa homogênea e coesa (você vai perceber que o centeio deixa a massa mais pegajosa, mesmo com menos água). Não precisa amassar muito.
3. Conduza a primeira fermentação até reconhecer que a massa está quase dobrando de volume (não olhe para o relógio, olhe para a massa). Eu prefiro conduzir a primeira fermentação em temperatura mais baixa (entre 18C e 21C) para acidez mais marcante.
4. Modele em formato redondo (bola).
5. Conduza a segunda fermentação (aqui prefiro temperatura mais alta 25C-26C).
6. Asse em forno pré-aquecido 240C (inicial) com um pouco de vapor (pode usar panela), e terminando em temperatura mais baixa (210C) até estar bem assado (cerca de 40min a 50 min).
7. Após assado deixe esfriar sob a grade do forno com a porta entreaberta.
8. O pão fica melhor com cerca de 12h de maturação.
9. Corte fatias finas (cerca de 8mm).
10. Prepare seu sanduíche aberto (veja o vídeo da última semana no canal do Pão da Casa).
Compartilhe essa receita! E não deixe de se inscrever gratuitamente na oficina dessa semana!
4 years ago | [YT] | 387