Ideias Radicais

Uma linha de raciocínio que eu tenho certeza que vai dar num vídeo:

Quase certamente existem virtudes que te tornam mais libertário. Existindo, os estados que mais combaterem elas e as eliminarem da população serão aqueles mais bem sucedidos.

Então quais seriam elas, e quais seriam os mecanismos de estado que as combatem?

1 month ago | [YT] | 431



@smokenakamoto4768

A responsabilidade financeira individual é completamente destruída quando o estado assume o dever de poupar pelo trabalhador, através da previdência e demais institutos similares

1 month ago | 56

@smokenakamoto4768

A responsabilidade educacional é destruída pelo Estado através da centralização do ensino.

1 month ago | 31

@smokenakamoto4768

De toda forma que se vê, o principal valor que o estado destrói é a responsabilidade. Seja ela em qualquer forma, o estado incentiva a irresponsabilidade. Não à toa o próprio estado é completamente irresponsável, nenhum agente público responde por suas ações, especialmente os políticos. A própria democracia é um incentivo a irresponsabilidade. É impossível uma estrutura de governança funcionar se não houver o caráter da responsabilização

1 month ago | 28

@MoraesMusician

honra. o conceito de vc ser responsável pelo que vc fala, e sua palavra ter valor, sem garantias além da sua palavra

1 month ago | 19

@umnerdqualquer8860

Eu diria que a principal delas é a independência. O Estado sempre alega que a população é incapaz de tomar decisões para si mesma e assumir a responsabilidade por elas e por isso precisamos de um estado, para pessoas independentes isso é indefensável.

1 month ago | 12

@lordecircojeca2039

Proatividade. O estado torna as pessoas extremamente passivas (só vou ficar no meu empreguinho CLT aqui e não fazer mais nada de novo)

1 month ago | 13

@Nicollas-x7w

Responsabilidade sobre si e sobre suas ações. O estado precisa de coitados para dar poder a ele

1 month ago | 12

@alyssondasilva4484

Raphael, tenho 2 sugestões de vídeos no estilo antigo do canal, saindo um pouco das noticias semanais: 1 - Comparação do poder de compra do cidadão médio nos ultimos 30 anos: volte e meia no twitter ou instagram, alguém posta uma imagem comparando preços na década de 90 e agora, para mostrar a desvalorização do Real, e inevitavelmente o pessoal começa a citar que o salário mínimo hoje é muito maior do que na época e compra mais unidades do mesmo produto. O problema é que muita gente ganha mais do que 1 salário mínimo, seria muito mais interessante comparar vendo o salário mediano ou pelo menos médio da população. Se vc fizesse um vídeo sobre isso seria ótimo mandar sempre que surge essa discussão 2 - a loucura que é a quantidade de Quebra-molas / Lombadas no Brasil: Eu estou especulando, não pesquisei sobre, mas acredito que o Brasil é o país com mais lombadas per capita no mundo, ontem eu fui em um mercado, que fica a 3 km da minha casa, e resolvi contar o numero de lombadas, foram ~~13 lombadas em 3 km. Já parou pra pensar no que "Não se vê" nessa história? Quase toda vez que vc passa em uma lombada, tem que frear, mudar a marcha e depois reganhar todo aquele embalo. Entre Combustível, transmissão, suspensão e tempo perdido, isso deve ter um custo escondido na casa do Bilhões todos os anos. (fora o custo de construir as lombadas superfaturadas). E isso não se traduz em segurança no transito, o Brasil um dos países que mais mata pessoas no transito no mundo, o que leva a outro assunto adjacente: uma parte significativa dessas mortes todas provavelmente se deve ao fato que usamos Tantas motos nas cidades e caminhões nas rodovias para logística. Se vc for ver as manchetes de acidentes fatais em rodovias, quase sempre envolve um caminhao ou moto. Então quer dizer, o fato de não termos uma malha ferroviária no Brasil, além de aumentar os custos de transporte, ainda aumenta as mortes no transito.

1 month ago (edited) | 9

@UmPensadorErrante

Proatividade (se predispor a fazer algo sem obrigação e sem pedir ajuda), comprometimento (manter sua palavra por que voce precisa ser bem visto pra fazer negócios e fazer as coisas por que acredita ser importante e não por punição estatal injusta como estudar o fundamental e médio), caridade (querer ajudar o outro pensando no bem estar do outro mesmo que isso signifique incomodar) e responsabilidade (assumir os acertos e erros próprios)

1 month ago | 0

@nerdsforever1378

A própria liberdade em si, pois para qualquer coisa, QUALQUER COISA, que eu for fazer preciso ver com o meu dono se eu posso. Não estou falando de crimes, até para trabalhar, comprar, aprender, ensinar e tudo precisa ser feito de acordo com as leis do estado e como normalmente é mostrado nas curvas de aprendizado, tudo é mais difícil no começo assim fazendo a gente ficar estagnado ou à deriva.

1 month ago | 2

@Dógelo_Silveira

-Reconhecimento de responsabilidades (contratuais) -Generosidade autêntica(cabe definir) -autoestima -vigor - senso de moralidade -gentileza

1 month ago | 0

@tomhanksproskater

A capacidade de criar cenários imaginários com ilhas e vacas

1 month ago | 2

@gersonluisdasilvanunesgnun8743

Responsabilidade sobre as suas escolhas, responsabilidade sobre seu desenvolvimento, honestidade, integridade, individualidade, produtividade, respeito pelo outro, capacidade de autodefesa e de suas propriedades.

1 month ago | 0

@VGOM2000

Reputação individual, honra (como já fora citado por outros), conhecimento da história etc.

1 month ago | 0

@smokenakamoto4768

A responsabilidade individual por sua integridade física e mental é completamente destruída quando o estado oferece o serviço de saúde de forma supostamente gratuita. É um incentivo a irresponsabilidade.

1 month ago | 3

@andersonm.5157

Essas virtudes são as mais encontradas em países de primeiríssimo mundo como os nórdicos e também divulgadas pelo ecosistema libertário. Propriedade privada: Reconhecer que o que é seu deve ser adquirido através de um processo social pacifico, voluntário e consensual e não através de roubo, furto ou fraude. Também é sobre ajudar outras pessoas a manterem a sua propriedade (ex: devolver dinheiro ou carteira que caiu no chão). Como o conceito é eliminado: Ideologias (como "função social da propriedade"), incitação ao ódio aos ricos, animalização da população (diversas formas diferentes de fazer isso), relativização e minimização da gravidade de crimes. Ser uma pessoa de palavra: Capacidade de formar contratos, mesmo que através de palavras informais, é uma virtude que, se generalizada na sociedade, gera um enorme grau de confiança entre as pessoas. Confiança é a base do mercado e da sociedade em si. Como o conceito é eliminado: Justiça estatal passando por cima de contratos e através da cultura (principalmente a cultura da malandragem). Igualdade perante a justiça: Esse é um conceito fundamental nas ideias de liberdade, mas que vinha se perdendo na cultura devido à enorme influência de ideologias neo-marxistas na educação. Como o conceito é eliminado: Principalmente através de ideologia e do uso sistemático de votos de grupos "minoritários" (que muitas vezes de minoria não tem nada). Liberdade: Entender liberdade é sobre ser capaz de identificar que nenhum ser humano tem dívidas para com outros à priori. É sobre ver a sociedade como uma estrutura cuja finalidade são os indivíduos e não os indivíduos terem como finalidade a sociedade. A virtude de liberdade é bem encapsulada na ideia de direitos negativos. Como o conceito é eliminado: A valorização da liberdade tende a naturalmente ser perdida com o tempo à medida que a sociedade vai atingindo um grau maior de prosperidade. As novas gerações não entendem o valor dela. Mas também pode ser feito propositalmente através da manutenção da ignorância, ideologias e promoção de medo generalizado sobre diversos temas.

1 month ago (edited) | 2

@jonv.greennight9482

Compaixão. O Estado tira isso de nós criando uma cultura de ódio e combate ao "outro", sendo esse "outro" qualquer um que vá contra o poder dele, conscientemente ou não.

1 month ago | 0

@IohanTrezze

Capacidade de pensamento crítico e valores éticos e morais que independem do Estado.

1 month ago | 0

@viniciusdeoliveira5869

Caridade demonstra a inecessidade da tributação.

1 month ago | 5

@lusgama

Virtudes cardinais e ontológicas, que o estado combate com materialismo e idolatria a ele próprio

1 month ago | 0