Van Sanfins - Mamãe Empoderada

Diminuir o consumo de açúcar nos primeiros anos de vida pode resguardar a saúde por décadas.

Amplos estudos científicos confirmaram que limitar o uso de açúcar nos dois primeiros anos de vida do bebê reduz de modo significativo o risco de desenvolver, na fase adulta, diabetes tipo 2, pressão alta, obesidade e outras doenças metabólicas.

Uma pesquisa de grande impacto publicada na revista Nature Communications demonstrou que pessoas com baixo uso de açúcar nos primeiros 1.000 dias de vida apresentaram:

Até 35% menos probabilidade de diabetes tipo 2

Até 20% menos probabilidade de hipertensão

Melhor harmonia do metabolismo ao longo da vida

Baixa probabilidade de obesidade

Segundo os pesquisadores, o açúcar em excesso nesta etapa altera a chamada programação metabólica, que define como o corpo vai manejar a glicose, gordura corporal e tensão arterial pelo restante da vida.

Outro estudo divulgado no American Journal of Clinical Nutrition comprovou que a exposição precoce ao açúcar aumenta processos inflamatórios no organismo e favorece o surgimento da obesidade ainda na infância.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) também reitera que o uso exagerado de açúcar na infância está diretamente ligado ao incremento de:

Diabetes tipo 2

Enfermidades cardiovasculares

Hipertensão

Obesidade precoce

Por isso, especialistas sugerem evitar nos anos iniciais:

Açúcar acrescentado

Refrigerantes e sucos processados

Biscoitos, doces e ultra-beneficiados

E dar preferência a:

Leite materno

Frutas in natura

Alimentação simples e preparada em casa

📚 FONTES DOI: 10.1038/s41467-023-38778-0 – Nature Communications (2023) DOI: 10.1093/ajcn/nqz345 – American Journal of Clinical Nutrition DOI: 10.2471/BLT.15.162354 – Organização Mundial da Saúde (OMS)

#infância #cuidadoscombebe #introducaoalimentar

1 week ago | [YT] | 498