Como é difícil aceitar que, quando o assunto são comportamentos disfuncionais, o buraco é mais embaixo. Não tem muito o que a gente possa fazer pra mudar a pessoa. É difícil perceber que a pessoa emocionalmente imatura usa o outro como instrumento para lidar com suas próprias sombras e não como um ser humano real, de carne e osso, com quem se pode realizar trocas legais. A todos que estão se recuperando do efeito de comportamentos narcisistas, um grande abraço!
1 month ago | 32
Eu tive mtas e mtas vezes esse comportamento. Inúmeras vezes, sempre me sentia um cocô após essas ações. Foi só quando eu me afastei da minha mãe que entendi que eu era adoecida pq no meio que eu cresci todos eram doentes. Fazem quase 8 anos que não os vejo e a comunicação é quase 0. Nesse tempo eu fiz terapia, academia, formei família e odiei minha mãe com toda minha força. Mas após um longo período cai em mim e entendi que esse processo foi necessário para eu aprender e entender sobre mim e o meio em que eu cresci. É mto doloroso, mas necessário. Deixei uma das pessoas que mais amo nesse mundo naquele ambiente hostil, minha sobrinha. Oro para que ela possa se salvar daquele ambiente e daquelas pessoas. Ela não merecia crescer naquele lugar. Enquanto aos outros oro ao universo que eles possam ter a chance de se encontrarem dentro de si pelo amor. Desejo paz e saúde a eles. E a minha sobrinha eu quero de todo o meu coração que ela tenha força para sair daquilo e se tornar uma pessoa muito melhor que nós fomos. Te amo Luiza.
1 month ago
| 19
Isso todos eles sentem? Desculpe a expressão, mas, isso é demoníaco.
1 month ago | 11
Uma informação como essa, vale ouro. Não conhecia abordagem tão aprofundada sobre narcisismo antes de conhecer a Taryana 🙏
1 month ago | 5
Essa imagem é assustadoramente semelhante ao comportamento da minha mãe. Com essas exatas palavras, já fui alertada para não compartilhar qualquer alegria da minha vida com ela. Às vezes eu esqueço, e o resultado é desastroso.
1 month ago | 6
Bem, tenho mãe e irmã narcisistas. De fato tudo é uma questão de controle e validação para tais pessoas. Há 15 anos cortei vínculos. Só lembro delas quando vejo algo sobre o tema.
1 month ago | 15
Tive uma namorada assim(controle). Lembro que foi um grande choque de realidade e fiquei muito triste ao finalmente entender o que estava a acontecer e que não podia fazer nada para lhe ajudar a melhorar. Levei 1ano e 3meses a tentar lhe compreender e ajudar. Depois de tudo fui enfernizado e tentou me destruir psicologicamente, mas graças a Deus consegui sair em paz e hoje estou curado já passam 7meses desde o último dia no 3 descarte. É triste como nosso subconsciente interpreta o mundo segundo o ambiente e circunstâncias que vivemos. É um (feature) benefício e um (bug) problema ao mesmo tempo. Que tenham paz aos que estão a procurar cura/melhoria e paz para os que se recuperam. Menos ódio mais amor. Eu mesmo odiava mas depois entendi bem e percebi que todos literalmente todos podíamos ter ficado exatamente assim. Não somos diferentes apenas tivemos uma infância diferente e com impactos mentais diferentes.
1 month ago
| 0
Que verdadeiro isso, nao posso estar bem se ela nao está, parece que ela so fica feliz quando me vê mal😢
1 month ago | 0
Me identifico em algumas coisas e já me identifiquei mais ainda, no passado. Precisava ser validada pelos outros e me sentia vazia sem a presença alheia. Pobres de nós.
1 month ago (edited) | 1
Tenho TAB 1, minha família é toda disfuncional, pra qualquer um que mexa com meu humor dou contato 0, pra não perder meu réu primário, imagina um narcisista, eu chuto porque é igual macumba e não olho pra trás.
1 month ago | 0
@felipeferreirasalescarvalh1934
Assim vc tá me fazendo ter pena da pessoa e até um certo sentimento de culpa por ter cortado relações, pq pelo visto são pessoas vítimas da própria existência. Elas estão fadadas a machucar e afastar pessoas que as amam de verdade e se deixar usar por outras só pra realimentar seu vazio existencial.
1 month ago (edited) | 6
Graças à Deus me libertei da minha ex após encerraram esses comportamentos repetitivos.
1 month ago | 1
Aqui, uma frase que ele falou e nem percebeu, mas foi a cereja do bolo: "Sem você, perdi meu jeito"! ... Vive se tatuando, copiando layout de cantores de Rock, imitando trejeitos... Vive copiando a personalidade de personagens... Achei que a imitação era um dom, mas é praticamente onde ele se "identifica" como indivíduo. Por que dentro, nem precisa dizer... Já dá pra sacar ... É completamente vazio! 😢
1 month ago | 1
Olá, Tay! Gostaria de saber como faço pra adquirir o curso de terapeuta com vc. Desejo muito esse curso, e gostaria de fazer com você pois sei e confio na sua capacidade na área. Obrigada desde já por seu retorno.
1 month ago | 0
Taryana Rocha
O Transtorno de Personalidade Narcisista é marcado pela necessidade de controle e também de receber validação. Para algumas pessoas nesse espectro, não existe a expectativa de receber amor. Assim, ter controle pode ser um substituto interessante.
Para outras, não existe nada pior do que ser invisível. Elas podem preferir ser detestadas a serem irrelevantes. Pelo menos ser odiado ainda é ser notado.
A seguir, um relato real de um indivíduo no espectro do narcisismo patológico que demonstra bem essas dinâmicas.
.
.
"Eu puno o outro para fazê-lo entender como me sinto o dia todo. Assim, penso que 'ganhei', porque pelo menos ele está tão infeliz quanto eu.
Eu me sinto melhor quando sei que as pessoas me detestam. Penso que se eu tenho essa influência sobre elas, então quem tem o poder sou eu.
Em todas minhas relações, me pergunto: quem está tomando a maior parte das decisões? Se for a outra pessoa, sou capaz de destruir tudo só para não sair perdendo. Se eu não posso estar no controle, então todo mundo vai afundar comigo.
Aliás, se eu não posso ganhar, então eu prefiro arrastar todos ao inferno comigo. Mesmo que um relacionamento acabe, se eu souber que a pessoa está destruída psicologicamente, interpreto que eu ainda estou no controle sobre ela à distância.
Quando estou sozinho percebo que sou um oco vazio. Como vou saber quem sou se não há nada dentro de mim para olhar? Por isso preciso que os outros me digam quem sou.
Nesses momentos só eu tenho fantasias megalomaníacas onde sou adorado como um Deus. Não é com ninguém específico, são relações parassociais onde muitos me admiram."
.
.
Como esse texto o impactou? Você já se percebeu com esses pensamentos?
.
💸 30% OFF em tudo usando o cupom BLACK. Válido até 31 de Outubro.
Link na bio.
taryanarocha.com.br/projeto-de-individuacao/
Arte: @sol_cult
#psicologia #psicoterapia #terapeuta #terapia #narcisismo #transtorno #psicologo
1 month ago | [YT] | 811