Aprender Desenhando

SOBRE O MEME DO URÂNIO SUPOSTAMENTE DECAIR PARA HÉLIO

Uma partícula alfa é a mesma coisa que um átomo de hélio, como diz o "maior químico do Brasil"?
Apenas dois prótons bastam para definir algo como "hélio", independentemente da presença de neutrons, elétrons, etc.?

Para responder a essas perguntas, vamos fazer um experimento mental chamado "reductio ad absurdum", ou "argumento por absurdo". Esse tipo de raciocínio funciona da seguinte forma: aceita-se por hipótese uma tese para ver a quais consequências essa tese leva. Se a partir dessa tese derivarem consequências absurdas, a tese será descartada "por absurdo".

Vamos aceitar, logo, a tese do "maior químico do Brasil" (obviamente estou sendo irônico, esse sujeito é uma vergonha, aposto que são anos que não abre um livro de química) de que qualquer coisa que apresente dois prótons é automaticamente um átomo de hélio, independentemente da presença (ou não) de uma eletroesfera.
A consequência seria que qualquer núcleo atômico que apresente um número atômico múltiplo de dois seria formado por átomos de hélio!!
Nesse universo paralelo eberlínico um núcleo de carbono, por exemplo, seria formado por 3 átomos de hélio.

Todavia, isso é impossível, pois, por definição, um átomo é a menor unidade fundamental de matéria que possa ser separada por processos químicos e reações químicas (ou seja, sem a ajuda de reações nucleares).
Em outras palavras, é impossível que um átomo seja composto por outros átomos!
Apenas moléculas são compostas de átomos.

Segundo a própria IUPAC, de fato, um átomo é definido como:

- Smallest particle still characterizing a chemical element. It consists of a nucleus of a positive charge ( is the proton number and the elementary charge) carrying almost all its mass (more than 99.9%) and electrons determining its size. -

(Fonte: goldbook.iupac.org/terms/view/A00493)

Um átomo, logo, por definição, não pode ser composto por outros elementos químicos!
Ademais, por definição, precisa possuir elétrons.
Entendemos, em razão disso, que a tese inicial está incorreta e que o "maior químico do Brasil" precisa voltar a cursar a disciplina de química geral do primeiro semestre de graduação e parar de espalhar besteiras na net.

Quod Erat Demonstrandum.

6 months ago (edited) | [YT] | 69