Toda essa distorção pra defender a manutenção de um feriado pagão e que não foi instituído pela igreja primitiva. Se os evangélicos vivessem de acordo com os preceitos da igreja primitiva e não dos concílios romanos, seriam muito mais respeitados
7 months ago | 2
Logos Apologética
Refutação do vídeo do @EdsonToshio
A Saturnália não ocorria em 25 de dezembro e não tinha nada a ver com o nascimento de nenhum deus ou qualquer outra pessoa.
Uma festa para Sol Invictus (o Sol Invicto) ocorreu em 25 de dezembro, mas a evidência mais antiga para isso data de meados do final do século IV. Não há evidências de que o Imperador Aureliano tenha estabelecido um Festival de Sol Invictus (ou qualquer outra pessoa ou coisa) em 25 de dezembro.
Os egípcios aparentemente apresentavam um bebê como representação do Sol recém-nascido no solstício de inverno, mas essa evidência também data dos séculos IV e V.
Hipólito em 202-211 d.C. definiu a data para o nascimento de Jesus em 25 de dezembro, porque ele pensou que Jesus foi concebido 9 meses antes na Páscoa, o dia em que ele também pensou que o mundo foi criado (5500 anos antes), o Equinócio Vernal 25 de março.
Clemente de Alexandria (193-215 d.C.) citou várias fontes anônimas sobre o nascimento de Jesus e concorda aproximadamente com Hipólito, alegando que Jesus nasceu no final do outono para o início do inverno. As fontes de Clemente parecem claramente acreditar que Jesus foi concebido na Páscoa e nasceu aproximadamente 9 meses depois; na verdade, a única diferença entre eles e Hipólito é que eles divergiram sobre quando a Páscoa realmente ocorreu. No entanto, há uma possibilidade significativa de que uma das fontes de Clemente tenha sido o próprio Hipólito, devido à preponderância de datas possíveis que ele dá como sendo do dia 25 de um mês (ele dá 4 delas e depois outra data no dia 24), o que corresponde à crença de Hipólito de que Jesus foi concebido, nascido e executado no dia 25 de um mês.
7
https://www.youtube.com/watch?v=bsZMs...
7 months ago | [YT] | 7