Olá sou o Well Paiva e você está no MPB Bossa.

O canal onde reúne um material incrível sobre a música popular brasileira, desde MPB, bossa nova, samba, pagode, forró, música romântica.

Aqui você conhece as história por trás da sua música favorita, as curiosidades dos artistas da música brasileira e de quem ajudou a construir a nossa música

Deixe o seu like, se inscreva no canal e compartilhe para todos que amam uma música de qualidade e tudo que envolve ela.

Obrigado e grande abraço!



MPB Bossa

No início da década de 1970, Raimundo Fagner chegou ao Rio de Janeiro e, para alguém tão ligado às raízes, encontrar um "chão" em solo carioca foi uma peleja, com contornos dramáticos de até faltar comida no prato. Na expectativa pelo encontro com o cearense, a cantora Elis Regina (1945-1982) conheceu o cantor e os dois logo ficaram amigos.

A artista e seu marido à época, Ronaldo Bôscoli (1928-1994), sensibilizaram-se diante das condições precárias em que Fagner vivia em Copacabana e convidaram o cearense para morar com eles. Orgulhoso da aproximação, o cantor chegou a escrever uma carta para os pais, em 1972, comemorando o apadrinhamento. "Já estou com esse pessoal da maior importância. Ronaldo e Elis estão gostando muito de mim. É como se fossem meus pais. Ela cita meu nome em todas as entrevistas, dizendo que sou a revelação deste ano".

Muita gente desconhece esses momentos difíceis da vida de Fagner mas graças a sua 📖 Biografia "Quem me levará sou eu" todos podem saber desses detalhes. Compre aqui
👉 amzn.to/3w3h0OG e aproveite o DESCONTÃO! 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥

#raimundofagner #fagner #mucuripe #elisregina #elis

11 hours ago | [YT] | 1,310

MPB Bossa

Demorei muito pra te encontrar, agora eu quero só você.... Saiba mais aqui no link 👇
https://youtu.be/-T88JTake7E
https://youtu.be/-T88JTake7E

15 hours ago | [YT] | 348

MPB Bossa

Preta Gil, Pedro, Maria Gil e Sandra Gadelha a musa inspiradora da comevente música Drão. Sandra guerreira perdeu dois de seus 3 filhos 😢

O apelido foi dado por Maria Bethânia. Drão vem do aumentativo de Sandra, a terceira mulher de Gilberto Gil. Ao virar título de um dos maiores sucessos do compositor, o apelido incomum sempre foi confundido com a palavra "grão". Sandra Gadelha desfaz o mal-entendido e se assume como inspiração dos versos densos, compostos em 1981, em plena separação do casal. Gil diz que foi bem difícil escrever a letra, uma poesia profunda e sutil do amor e do desamor. "Como é que eu vou passar tanta coisa numa canção só?", questiona-se Gil.

🚨 Saiba mais no vídeo aqui 👇 👇 👇 https://youtu.be/wQyoNo8mMA8


📕 Essa e outras histórias sobre as musas inspiradoras da MPB você fica sabendo no fantástico livro Musas e Músicas de @rosanequeiroz compre pelo link amzn.to/4e3hg15 ou pelo link dos stories

#drão #gilbertogil #musainspiradora #pretagil

1 day ago (edited) | [YT] | 1,972

MPB Bossa

Hoje, 11 de janeiro, é dia de celebrar um gigante da nossa música. O cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo completa 81 anos, e por isso preparamos uma matéria especial contando a história de um de seus maiores clássicos: “Dia Branco” no link 👉 https://youtu.be/UDzlHU7yX9c

A canção foi composta por Geraldo Azevedo em parceria com Renato Rocha e teve sua primeira gravação na voz de Amelinha, em 1979, no álbum Frevo Mulher. Só dois anos depois, em 1981, Geraldo gravaria sua própria versão no disco Inclinações Musicais.

#geraldoazevedo #amelinha #diabranco

3 days ago | [YT] | 1,246

MPB Bossa

O pai de Ney Matogrosso, Antônio Matogrosso Pereira, era militar e ficou chocado ao ver o filho performando com trajes exóticos e movimentos ousados. O assunto foi contado pelo próprio Ney. "Eu tinha 17 anos e tinha que sair daquela casa. Eu já tinha saído na porrada com meu pai. Eu era o pomo da discórdia. Meu pai e minha mãe iam se separar por minha causa e não queria carregar essa culpa. Achei por bem ir cuidar da minha vida. Ele falou que nunca ia me ajudar, mas eu disse que não queria nada dele.

Falei para não se preocupar, que eu seria responsável por mim. Foi isso o que aconteceu. Tive o que comer e não tive, mas fui responsável. Ele começou a me observar e veio me visitar. Ele via que eu era uma pessoa independente. Ele oferecia dinheiro, mas não aceitei. Ele não me viu no palco na época do Secos & Molhados. Me viu quando comecei a fazer show solo só. A primeira vez que ele me viu pela televisão, ficou muito chocado.

Eu estava com uma calça larga que parecia uma saia. Ele disse que eu estava pintado, cantando fino, se requebrando e de saia! A saia foi o que mais incomodou! Depois, morava em São Paulo. Morava em dois cômodos. Ele veio para mim e disse para eu sair dessa vida. Eu disse que era feliz e ele tinha que aceitar. Quando fui visitar ele, fui de calça laranja. Ele disse para não visitar com calça laranja. Ele estava mais preocupado com a cor da calça do que minha presença".

📕 Adquira esse emocionante livro de Ney Matogrosso aqui no link 👇👇👇 amzn.to/489ypFL

📷 Ney Matogrosso com a mãe e o pai.

#neymatogrosso

3 days ago | [YT] | 639

MPB Bossa

Assim como Luiz Caldas já não canta mais a música "Fricote" e Chico Buarque não canta mais "Com Açúcar e Com Afeto", Sidney Magal também excluiu uma de suas músicas do seu repertório. Em entrevista ao programa Roda Viva em 2024, Magal diz não incluir mais a música "Se Te Agarro com Outro Te Mato" no repertório de suas apresentações.

Saiba mais aqui 👇👇👇
https://youtu.be/e2tey23MLSk
https://youtu.be/e2tey23MLSk

4 days ago | [YT] | 2,204

MPB Bossa

HERBERT VIANNA e Paula Toller formaram um dos casais mais emblemáticos e problematicos do rock nacional nos anos 80. Esse relacionamento deixou marcas profundas, especialmente em Herbert, que transformou essa paixão em músicas intensas, como a sofrida "Quase um Segundo". Mas há uma canção especial, composta por eles dois, cheia de mensagens nas entrelinhas e indiretas para a líder do Kid Abelha: "Nada por Mim".

Gravada por grandes nomes da música brasileira, a letra revela muito sobre a relação da época. Afinal, se acha que esse trecho não seria uma reclamação direta para a loura? "Você me tem fácil demais, mas não parece capaz de cuidar do que possui"?

Saiba essa história completa aqui
https://youtu.be/fCrDSttBA1c
https://youtu.be/fCrDSttBA1c
https://youtu.be/fCrDSttBA1cw

4 days ago | [YT] | 1,020

MPB Bossa

🚨 Zé Ramalho fez uma música pro Roberto Carlos mas ele não gostou da canção que virou um grande sucesso na voz de outro artista! Será que o Zé ficou magoado com o rei?
⚠️Saiba que música é essa clicando no link 👉 https://youtu.be/IylJGAd6-Bk

#zeramalho #RobertoCarlos

5 days ago | [YT] | 641

MPB Bossa

A canção "Último Desejo" foi composta por Noel Rosa em dezembro de 1936, quando ele já estava com tuberculose em estado avançado, e sentia que sua vida estava chegando ao fim. A canção foi dedicada à bailarina Juraci Correia de Araújo, a Ceci, sua grande paixão e amor. Noel e Ceci conheceram-se no cabaré Apolo, no Rio de Janeiro, em junho de 1934. Saiba mais sobre esse amor impossível aqui no link a seguir
https://youtu.be/J_fYrZBIFJE
https://youtu.be/J_fYrZBIFJE

#noelrosa

5 days ago | [YT] | 354

MPB Bossa

Para quem não sabe, o pai de Fábio Jr. faleceu há mais de 38 anos, sendo ass4ss1nado dentro de seu táxi. Em entrevistas antigas, o cantor revelou como se deu o crime, que até hoje ele não esquece, por ter sido seu pai o primeiro a lhe incentivar para a música. “Estava na madruga. Entraram dois bandidos”.

“Era uma figuraça, herói, bandido. É o que diz a letra. É exatamente isso. Você lê a letra, você vai conhecer o meu pai, não tenha dúvidas disso’’, disparou o cantor.

Conheça toda essa história aqui no Link 👇👇
https://youtu.be/8LhqA4Z700g
https://youtu.be/8LhqA4Z700g

5 days ago | [YT] | 823