Iconografia da História

Em nosso trabalho, discutimos principalmente temas de segurança pública, a partir de personagens relacionados ao mundo do crime e de uma perspectiva sociológica para entender as dinâmicas criminais. Trabalhamos também com notícias, divulgando fatos relevantes e analisando o contexto de produção desses fatos. Todas as histórias contadas em nossos vídeos são referenciadas. Seja bem-vindo!


Iconografia da História

A década de 1990, foi marcada por uma série de sequestros.
Wellington Camargo, irmão da Zezé Di Camargo e Luciano, foi alvo de um desses sequestros. Ele foi levado de sua casa no Jardim Europa, em Goiânia, no dia 16 de dezembro de 1998 e passou 94 dias no cativeiro.
Foram dias de muita tensão e medo, além de uma intensa cobertura midiática.
Os sequestradores chegaram a corta a orelha de Wellington para pressionar que a sua família pagasse o resgate.
Confira mais sobre essa história em nosso vídeo: https://youtu.be/mH0zrSahugQ

2 hours ago | [YT] | 590

Iconografia da História

Playboy da pedreira entrava na mente dos inimigos (ouça os áudios)

Criado em uma família de classe média no bairro de Laranjeiras, ganhou o apelido "Playboy" por sua origem social distinta da maioria dos criminosos.

Ganhou notoriedade ao roubar 22 fuzis da Aeronáutica e tornou-se o líder operacional da facção Amigos dos Amigos (ADA) no Complexo da Pedreira.
Rivalidade:

Sua trajetória foi marcada por conflitos intensos contra o C. Vermelho, especialmente contra o tr4ficante Marreta.

Uma de suas habilidades mais marcantes, era a de atordoar psicologicamente seus inimigos. Veja no vídeo: https://youtu.be/sN_44gwvigw

9 hours ago | [YT] | 232

Iconografia da História

Camisa de Couro, o pistoleiro de Três Lagoas que deixou um rastro de sangue por onde passou
Antônio Joaquim Aragão, conhecido como Camisa de Couro, foi um pistoleiro que se tornou muito conhecido em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, no início dos anos de 1960. Ele usava uma jaqueta de couro embaixo da qual guardava duas pistolas que estavam sempre prontas para serem colocadas em uso. Era um homem admirado por muita gente e muito temido por outras. Diziam que ele era um matador profissional e sempre executava os serviços que lhe encomendavam. Até hoje, moradores de Três Lagoas lhe prestam homenagens levando velas e flores em seu túmulo.
Confira mais sobre essa história em nosso vídeo: https://youtu.be/N-lZBe-m0ks

10 hours ago | [YT] | 399

Iconografia da História

Um dia de fúria: quando um policial invadiu um programa de TV e fez seus apresentadores reféns

Era começo de uma noite de segunda-feira do ano de 1986, quando o âncora Roberto Alves, da TV Cultura de Florianópolis, apresentava o programa esportivo conhecido como Terceiro Tempo, foi surpreendido por um homem negro, vestindo farda da polícia militar e armado com cinco revólveres calibre 38.
O homem aramado era o policial Silvio Roberto Vieira, que invadiu a emissora de TV para protestar contra as péssimas condições de trabalho dos policiais no estado de Santa Catarina.
O programa continuou sendo transmitido e as pessoas puderam acompanhar de suas casas todo o desespero do policial e a tensão daquele momento.
Confira em nosso vídeo mais informações sobre esse caso: https://youtu.be/wKL8C0-gmF0

1 day ago | [YT] | 4,455

Iconografia da História

Playboy da Pedreira: da classe média a respeitado no mundo do cr!me

Celso Pinheiro Pimenta, conhecido como Playboy da Pedreira, foi um dos cr!m!nosos mais procurados do Rio de Janeiro e líder da f4cção Amigo dos Amigos (ADA).

Nascido em 1982, cresceu em uma família de classe média no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

Começou aos 15 anos integrando a qu4drilha de Pedro Dom. Serviu à Aeronáutica, onde aprendeu a manusear 4rmas pesadas, mas desertou após rouba4r fuz!s do quartel para munir f4cções.

Consolidou seu poder no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, tornando-se o chefe operacional da região. Ficou conhecido por liderar r0ub0s de carga e ações ousadas, como o r0ub0 de quase 200 motos de um depósito público em 2014.

Assistir vídeo: https://youtu.be/WcTJJVqm8DQ

1 day ago | [YT] | 323

Iconografia da História

Três trabalhadores foram mortos por organização criminosa porque a empresa não quis pagar o pedágio para adentrar no território dominado

Ricardo Antônio da Silva Souza, de 44 anos, Jackson Santos Macedo, de 41 anos, e Patrick Vinícius dos Santos, de 28 anos, estavam prestando serviços de instalação e manutenção de internet quando foram sequestrados e mortos.
Eles gravaram um vídeo em que apareciam felizes horas antes do ocorrido. Eles foram trocar alguns cabos para a empresa Planet Internet em área dominada. Chegando lá, descobriram que o pedágio cobrado não foi pago. Os três foram executados após horas de t0rtur4.
Alguns áudios apontam que a empresa se negou a pagar, mas mandou os funcionários para a região mesmo assim.
Alguns sindicatos realizaram manifestações demonstrando indignação pelo ocorrido.
A empresa nega que tenha recebido contato da organização e que tivesse informações sobre a cobrança do pedágio na região.
Confira mais sobre essa história em nosso vídeo: https://youtu.be/eaFRoPnbI88

1 day ago | [YT] | 8,395

Iconografia da História

O C4rt3l mais sinistro de todos os tempos

O Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) é atualmente uma das organizações cr!m!nosas mais poderosas e viol3ntas do mundo, com uma presença que se estende por quase todo o território mexicano e diversos países, incluindo o Brasil.

Seu lídwe Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El M3ncho". Ele é um dos fugitivos mais procurados, com uma recompensa de US$ 15 milhões oferecida pelo governo dos EUA.

Em fevereiro de 2025, o governo dos EUA designou oficialmente o CJNG como uma Organização T3rrorist4 Estrangeira (FTO).

Assista o vídeo: https://youtu.be/hsFkXATpnBo

2 days ago | [YT] | 533

Iconografia da História

O dia que o cara mais odiado do Brasil caiu na cela do Fernandinho Beira-mar

As cenas terríveis de Marcelo Borelli agredindo covardemente uma criança de 3 anos foram exibidas pelo apresentador Ratinho em 23 de outubro de 2000.

A exibição gerou enorme polêmica e alta audiência, mas também resultou em ações judiciais do Ministério Público e vetos posteriores para impedir a reexibição das imagens, visando proteger a dignidade da criança.

Marcelo foi preso e teve o azar de se encontrar na prisão com Fernadinho Beira-mar.

Assista o vídeo: https://youtu.be/an6FgTrX-ug

2 days ago | [YT] | 502

Iconografia da História

Homem mata a namorada, coloca ela morta pra dirigir o carro na estrada, passa pelo pedagio, finge acidente pra dizer que ela morreu na colisão…Cara, eu nunca vi isso na vida .



No domingo, dia 14 de dezembro, Henay Rosa Gonçalves Amorim morreu em um suposto acidente de trânsito na rodovia MG-050, em Itáuna, Minas Gerais. Ela estava no carro com o seu namorado Alison Araújo Mesquita, que teve apenas ferimentos leves.

Mas, o que seria mais um trágico acidente de trânsito teve um desdobramento que choca até mesmo quem está acostumado a lidar com o mundo do crime todos os dias.

Uma atendente da praça de pedágio estranhou o fato de que Henay parecia desacordada quando passou pelo pedágio e de que o homem que estava no banco do passageiro parecia muito nervoso.

A polícia foi acionada e a investigação constatou que o namorado da vítima forjou o acidente para encobrir o fato de que ele havia matado Henay.

Alisson foi preso durante o velório da namorada e confessou que os dois discutiram durante o caminho, trocaram agressões e que ele apertou o pescoço de Henay, deixando-a inconsciente.

A polícia investiga agora qual foi o momento exato da morte de Henay.

https://youtu.be/WleZyaJZ1eU

2 days ago (edited) | [YT] | 3,120

Iconografia da História

A esquerda está perdendo fôlego?

A esquerda, historicamente associada à defesa dos direitos humanos e da igualdade social, também enfrenta críticas significativas em relação à sua abordagem do tema.

Essas críticas frequentemente apontam para uma cegueira ideológica, seletividade na condenação de violações e uma oposição histórica a certos conceitos de direitos individuais em favor de direitos coletivos ou de classe.

O panorama geral das eleições presidenciais de 2026 no Brasil indica a manutenção de uma forte polarização entre a esquerda, liderada pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e a direita, que busca consolidar um candidato competitivo para enfrentar a máquina do governo.

Há quem diga que, a postura da esquerda com relação a segurança pública, poderá influenciar drasticamente o resultado das eleições de 2026.

Assista o vídeo: https://youtu.be/Ng0TeldblnY

3 days ago | [YT] | 383