André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

Santos Mártires Taumaturgos e Anárgiros Ciro e João, e as Mártires Atanásia e suas filhas Teodósia, Teoctista e Eudoxia
31 de janeiro -- Calendário Juliano


Ciro era um médico famoso da Alexandria do século III, cidade em que nasceu e cresceu. Cristão, cuidava de todos gratuitamente, tratando não só as doenças do corpo mas também as da alma na medida em que estas eram causas daquelas. Pregando a Boa Nova, Ciro converteu muitos pagãos à fé.


Durante a perseguição do Imperador Diocleciano [284-305], o Bem Aventurado médico rumou para o deserto da Arábia, onde iniciou vida monástica, continuando a ser médico de almas por meio de suas orações e recebendo de Deus o dom da cura.
Na cidade de Edessa desses tempos vivia um soldado de nome João, que também era piedoso cristão. Quando a perseguição teve início, ele foi para Jerusalém, e, tendo ouvido falar de São Ciro, buscava conhecê-lo. Tendo-o encontrado, tornou-se seu discípulo.


Chegando-lhes a notícia de que na cidade de Canopis haviam sido presas a cristã Atanásia e suas três filhas [Teoctista, de 15 anos; Teodósia, de 13; e Eudoxia, de 11], apressaram-se para prestar-lhes auxílio temendo que apostatassem. Visitaram-nas na prisão e lhes deram coragem.


Mas o governador da cidade prendeu os santos e os submeteu a terríveis torturas diante dos olhos de Atanásia e filhas, que, por sua vez, também suportaram todos os sofrimentos que lhes foram impostos até serem decapitadas. No mesmo lugar de execução das santas mártires, São Ciro e São João foram executados no ano de 311.


Os cristãos enterraram-nos na Igreja do Santo Evangelista Marcos. Suas relíquias foram transferidas sucessivamente para Canopis, Manuphim, Roma e, finalmente, Munique.

www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0UQ…

41 minutes ago | [YT] | 7

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

Venerável Santo Efraim o Sírio
28 de janeiro -- Calendário Juliano



O santo monge Efraim o Sírio, o mestre do arrependimento, nasceu no início do IV século na cidade de Nínive, na Mesopotâmia, em uma família de camponeses pobres. Quando criança possuía um temperamento irascível, constantemente se envolvendo em brigas, e chegou a duvidar da Providência Divina; até que se converteu após ser falsamente acusado do roubo de uma ovelha.


O jovem Efraim abandonou a cidade e se tornou um eremita, forma de ascetismo que havia sido introduzida em Nínive por um discípulo de Santo Antão, Santo Eugênio.


São Tiago de Nisibis se destacava entre os eremitas e se tornou pai espiritual de Efraim. Guiado por ele, o monge alcançou a humildade, modéstia e submissão à Vontade de Deus, tendo a própria vontade fortalecida ao longo de inúmeras provas e tentações.


São Tiago, consagrado Bispo da cidade, e conhecendo as grandes qualidades de seu discípulo, fez dele leitor da Igreja e o levou ao Primeiro Concílio Ecumênico. Depois de 14 anos guiando Efraim, São Tiago nasceu para o Reino dos Céus.


Após a captura de Nínive pelos persas, em 363, o monge Efraim deixou o deserto e se estabeleceu em um mosteiro próximo à Edessa, onde viviam grandes ascetas em celas e cavernas com uma alimentação baseada tão somente em vegetais.


O monge Efraim recebeu de Deus o dom do ensinamento, e muitas pessoas vinham vê-lo para que por ele fossem guiadas. A todos eles instruía na metanoia, fé e piedade, denunciando a heresia ariana que naqueles tempos assolava as terras cristãs. Ele também escreveu sobre o Pentateuco e muitos hinos que enriqueceram os ofícios divinos. Se entre os Profetas o Rei Davi é o tipo acabado do salmodista, entre os Santos Padres o monge Efraim ocupa grande lugar como compositor de orações.


Ensinava Santo Efraim que "Se o Filho de Deus está dentro de ti, então também Seu Reino está dentro de ti. Aqui, portanto, está o Reino de Deus -- dentro de ti, um pecador. Vá para dentro de si próprio, busca diligentemente e sem descanso e tu o encontrarás. Fora de ti está a morte, e o pecado é sua porta de entrada; vá para dentro de si mesmo, adentra o teu coração, pois lá se encontra Deus".


Segundo o monge, a vida eterna não é um trabalho unilateral de Deus, mas é antes como uma semente, que constantemente cresce em nosso interior por meio de esforços e luta. O primeiro impulso para a vida cristã é a metanoia, da qual o santo sírio foi um grande mestre. O arrependimento não é algo externo, não é um esquecimento dos pecados, mas sua completa aniquilação. As lágrimas da metanoia purificam e queimam os pecados. A vida eterna, ensinava o venerável monge, não consistia em passar de um reino do ser para outro, mas em descobrir a condição espiritual 'celeste' do ser. O penhor da deificação em nosso interior era o Batismo e a principal força que guia a vida cristã é o arrependimento.


No fim de sua vida, considerando-se o último de todos, Santo Efraim foi ao Egito ver os esforços dos grandes ascetas, e lá foi muito bem recebido e com eles se associou. Na sua viagem de retorno, encontrou-se com São Basílio o Grande, que queria ordená-lo presbítero. Mas considerando-se sem méritos para tal, o monge aceitou o ofício de diácono, no qual permaneceu até a morte. Ainda mais tarde, o santo sírio declinou à proposta de São Basílio de fazê-lo Bispo.


Santo Efraim retornou ao deserto sírio com a intenção de passar o restante de sua vida em solidão, mas a Providência Divina o colocou mais uma vez a serviço dos habitantes de Edessa, que passavam por grave período de fome. Diante da pregação do santo monge, os mais ricos acabaram por ajudar os mais pobres, e das ofertas ele construiu um abrigo para os destituídos e doentes. Depois disto, foi viver em uma caverna próxima à cidade, onde permaneceu até o fim de seus dias.

www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid02k…

3 days ago | [YT] | 129

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

Domingo do Filho Pródigo
26 de Janeiro – Calendário Juliano


Entre o Domingo do Fariseu e Publicano e o Domingo do Juízo Final, a Igreja comemora o Domingo do Filho Pródigo, o segundo do Triodion, período de preparação para a Quaresma.


Essa parábola sobre o perdão divino nos convoca a despertarmos, como fez o filho pródigo, para que percebamos estar em um “país distante”, longe da casa do Pai, e para realizarmos a jornada de retorno a Deus.


O Mestre Divino nos assegura que o Pai vai nos receber com alegria. Temos somente de “nos levantar’’ e nos colocar a caminho, confessando a separação pecaminosa daquela “casa” à qual verdadeiramente pertencemos.

www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid02x…

4 days ago | [YT] | 112

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

AINDA O ANTICRISTO


Não vou entrar na troca de acusações e na briga entre alguns romanos sobre o tema do anticristo. Não acho que nenhuma das posições é heresia formal na Igreja Romana, e a conversa saiu do tom adequado há tempos.

Mas a escatologia me interessa, e estamos nos aproximando do Domingo do Juízo Final no Calendário Litúrgico Ortodoxo.

Falando de uma perspectiva ortodoxa:

Não conheço nenhum Santo Padre que negou explicitamente a existência de um anticristo individual e final.

É possível apontar Santos Padres que não trataram do tema ou usaram chaves tipológicas e idealistas. Dentre eles, gente graúda, como os Capadócios, Santo Atanásio de Alexandria, e São Cirilo de Alexandria.

Mas não é possível dizer que eles negaram o anticristo final.

Também é verdade que santos erraram no tempo e na identificação do anticristo. O que é natural, pois "ninguém sabe o dia e a hora", nem os Gloriosos Apóstolos. Mas isso é diferente de negar que o anticristo-chefão, como tem sido chamado, vai surgir antes da Parousia.

Essa era a posição explícita de Santo Irineu de Lyon, Santo Hipólito de Roma, Santo Efraim o Sírio, São Victorino de Petteau, São Cirilo de Jerusalém, São Jerônimo de Estridão, São João Crisóstomo, Santo André de Cesareia, São João Damasceno etc.

Nós ortodoxos não delimitamos um "período patrístico" com fim no século VIII. Para nós, ele continua até hoje. Então posso completar a lista com nomes do peso de São Fócio de Constantinopla, São Teofilacto de Ochrid, São Gregorio Palamas, São Nicéforo Calisto, Santo Eustáquio de Tessalônica, São Serafim de Sarov, São Teófanono Recluso, São Teófano de Poltava, São João de Xangai, Santo Inácio Brianchaninov, São Filareto de Moscou. E até santos bem próximos de nós, como São Justino Popovic, São Paísios do Monte Athos, e São Porfírio Kavsokalivita.

Na verdade, cito apenas os mais famosos, porque seria inviável falar de cada santo asceta que mencionou o anticristo final. Se fala disso inclusive no Catecismo de São Filareto, no Synaxarion do Domingo do Juízo Final, e em hinos litúrgicos [triódios].

Aliás, a linguagem das Escrituras é de um confronto final mesmo. O Dragão persegue a Igreja, a Besta faz guerra contra os santos, exércitos se reúnem em Armagedon, o Verbo surge com exércitos celestes para derrotar a Besta e os Reis da Terra com a espada que sai de Sua boca; e no fim o Dragáo, a Besta etc. são presos e atirados no lago de fogo.

Mesmo quem não acredita em um anticristo individual há de convir que se trata de linguagem bélica contra o capiroto-mor e seus associados.

5 days ago | [YT] | 165

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

Bem Aventurada Santa Xenia, Tola de Cristo de São Petersburgo
24 de janeiro -- Calendário Juliano



Xenia Grigorievna Petrova viveu durante o século XVIII, mas muito pouco é conhecido de sua família. Ela passou a maior parte de sua vida em São Petersburgo, durante os reinados das Imperatrizes Elizabeth e Catarina II. Foi casada com o Major André Petrov, mas ficou viúva cedo, com a idade de vinte e seis anos.


Xenia ficou muito abatida com a perda do marido e por ele ter falecido sem confissão. A partir de então, perdeu todos os seus interesses nas coisas do mundo e percorreu a difícil via da loucura por amor a Cristo, um modo de vida cuja base se encontra exposta na primeira epístola do Bem Aventurado Apóstolo São Paulo aos Coríntios.


Ela chorava seu marido vestindo-se como ele, afirmando para quem lhe perguntasse que havia sido ela e não seu marido quem havia morrido de fato. Experimentando um renascimento espiritual, doou todos os seus bens para os pobres e passou a habitar a parte da cidade reservada para as classes menos favorecidas, recusando qualquer ajuda dos familiares.


Depois que o uniforme de seu marido se desgastou de vez, passou a se vestir nas cores das antigas roupas militares, o verde e o vermelho. Durante oito anos deixou a cidade, e muitos acreditam que ela visitou santos anciões e ascetas através da Rússia em sua busca por instrução na vida espiritual. Pode ter visitado São Teodoro de Sanaxar, que havia sido militar ele próprio.


Retornando à parte pobre de São Petersburgo, Santa Xenia continuou sendo insultada e vítima de zombarias por causa de seu comportamento estranho.

Passava noites inteiras orando sem dormir no cemitério da cidade ou em lugares ermos. Logo seus dons espirituais e virtude vieram a conhecimento público, e ela profetizou sobre a vida dos habitantes da cidade e até mesmo da família real. As pessoas passaram a encarar sua visita aos locais e casas como uma grande benção.


Santa Xenia adentrou o Reino dos Céus quando contava setenta e um anos, quarenta e cinco após a morte de seu marido. A data exata de sua morte bem como suas circunstâncias não são conhecidas.



www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0Cu…

1 week ago | [YT] | 124

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

Oração para São Miguel Arcanjo -
Retirado do Akatiste a São Miguel Arcanjo


Ó grande e santo Miguel, Arcanjo de Deus, que está à frente dos anjos diante da Trindade eterna, ó advogado e preservador da humanidade, que – com suas hostes – quebrou no céu a cabeça do portador da luz, Satanás, aquele extremamente orgulhoso, e que sempre envergonha seus servos malvados e ardilosos na terra, nós corremos para ti com fé e oramos a ti com amor: seja um escudo inquebrável e bastião firme para a Santa Igreja e para nossa nação, protegendo-os com sua espada flamejante.


Seja para nós um anjo da guarda, um sábio conselheiro e ajudante de nossa terra, trazendo-lhe do trono do Eterno Rei Regente e Senhor, nosso Deus, iluminação e força, alegria, paz e conforto. Seja para nós o capitão-chefe e companheiro de luta de nosso país honrado, coroando-o com glória e vitória sobre adversários injustos, para que todos os que se opõem a nós saibam que Deus e Seus santos anjos estão prontos para nos defender.


Seja o médico e curador dos feridos. Seja o pilar e o defensor daqueles filhos da Igreja de Deus que estão no cativeiro. E não abandone, ó Arcanjo de Deus, com sua ajuda e proteção, aqueles de nós que hoje glorificam seu santo nome. Pois eis que, embora sejamos grandes pecadores, não desejamos perecer em nossas iniquidades, mas nos voltar para o Senhor e sermos feitos por Ele para viver para boas obras.
Ilumine nossas mentes com a luz do semblante de Deus que brilha sem cessar na fronte semelhante a um raio, para que possamos entender que a vontade de Deus a nosso respeito é boa e perfeita e sabe tudo o que é certo para nós fazermos, e até mesmo o que é certo omitir e ignorar. Fortalecido pela graça do Senhor, nosso propósito fraco e débil, para que, firmados nos mandamentos do Senhor, deixemos de macular em pensamentos terrenos atraídos pelas concupiscências da carne como filhos insensatos através das belezas perecíveis do mundo.


Acima de todas essas coisas, peça do alto para nós o verdadeiro espírito de arrependimento, verdadeira dor e contrição por nossos pecados diante de Deus, para que possamos passar o número restante de nossos dias nesta vida temporal, não na satisfação de nossos sentimentos e na escravidão de nossas paixões, mas na eliminação do mal que fizemos por meio de lágrimas de fé e compunção sincera, por obras de caridade, castidade e atos santos de misericórdia amorosa.


Quando se aproxima a hora de nosso fim e de nossa libertação dos laços terrenos de nossos próprios corpos, ó Arcanjo de Deus, não nos deixe sem defesa contra os espíritos terrenos do mal (telônios aéreos) que tentam impedir a entrada do homem nos lugares celestiais. Preservados por ti, possamos, sem impedimentos, alcançar aquelas gloriosas moradas do Paraíso, onde não há tristeza nem suspiro, mas apenas vida sem fim.


Que sejamos dignos de contemplar a Face de nosso Todo-Glorioso Senhor e Mestre, e caindo a Seus pés com lágrimas, possamos clamar com alegria e ternura: Glória a Ti, nosso amigo e querido Redentor, que, por causa de Seu grande amor por nós, seus indignos servos e servas, teve o prazer de enviar Seus anjos a serviço de nossa salvação! Pois todos os poderes do céu te louvam, e damos glória, honra e ação de graças a ti, Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


(livre tradução de Ariel [Marina])


Fonte: catalog.obitel-minsk.com/blog/2016/11/akathist-to-…

www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0Yr…

1 week ago | [YT] | 104

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

O FRACASSO DO DESAFIO DE YAGO MARTINS HOJE ÀS 18h15

https://www.youtube.com/watch?v=0CGNy...

Yago Martins insiste que a veneração a Maria é idolatria. Em vídeo recente, o pastor contestou a distinção entre veneração e adoração, e elencou critérios para explicar porque não existiria qualquer diferença entre Hiperdulia e Latria, contra-argumentando às respostas que recebeu a um desafio que fez há mais de um ano.

Analisei o vídeo de Yago e conclui que ele está fragorosamente errado!


*Ato interno de adoração e idolatria

*O culto sacrificial
*A descontinuidade protestante
*Yago tenta provar que Hiperdulia é Latria
*Qual é a real crítica do Pastor?

1 week ago | [YT] | 212

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

Hoje publico vídeo comentando o contra-argumento do Pastor Yago Martins a minha resposta sobre o desafio que ele fez ["Qual a diferença entre Veneração a Theotokos e Adoração a Deus"?].

Mais informações ao longo do dia.

1 week ago | [YT] | 170

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

ANTICRISTO



"Quando ocorrerá a Sua vinda, ninguém sabe; pois o Senhor manteve isso em segredo, mesmo dos apóstolos. Mas, até lá, Ele indicou que ela será precedida por certos sinais, que alguns dos santos explicaram com mais detalhes.

Diz-se que a Segunda Vinda ocorrerá após sete milênios. Antes da vinda de Cristo, virá o Anticristo. Ele nascerá, como diz São Hipólito de Roma, de uma prostituta, que parecerá ser virgem, mas será da raça hebraica, da tribo de Dan, filho de Jacó; e ele supostamente viverá como Cristo viveu, realizará tantos milagres quanto Cristo e ressuscitará os mortos. Mas todas essas coisas — seu nascimento, sua carne e tudo o mais — serão uma ilusão, como diz o Apóstolo; e ele será então revelado como o filho da perdição, com todo o poder, com sinais e maravilhas enganosas. No entanto, como diz São João Damasceno, o próprio Diabo não se transformará em carne, mas um homem que é fruto da fornicação receberá toda a energia de Satanás e se levantará repentinamente. Ele parecerá bom e gentil para todos, e então haverá uma grande fome. Ele supostamente satisfará o povo, estudará as Sagradas Escrituras, praticará o jejum e, compelido pelos homens, será proclamado rei; ele mostrará amor especial à raça hebraica, restaurando-os em Jerusalém e reconstruindo seu templo.

Antes que sete anos se passem, como diz Daniel, Enoque e Elias virão, pregando ao povo que não o aceitem. Ele os prenderá e atormentará, e então os decapitará. Aqueles que optarem por permanecer piedosos fugirão para longe, para as montanhas; quando ele os encontrar, por meio de demônios, ele os julgará. Esses sete anos serão encurtados por causa dos eleitos, e haverá uma grande fome, e todos os elementos serão transformados, de modo que todos desaparecerão.

Depois disso, o Senhor virá repentinamente do Céu como um relâmpago, precedido por Sua honrosa Cruz, e um rio de fogo fervente irá adiante dele, purificando toda a terra da poluição. O Anticristo será imediatamente preso, e ele e seus asseclas serão entregues ao fogo eterno. Quando os Anjos tocarem suas trombetas, toda a raça humana será reunida dos confins da terra e de todos os elementos, em Jerusalém, porque este é o centro do mundo, e ali estão estabelecidos os tronos para o julgamento, mas com suas almas e corpos todos transformados em incorrupção e tendo uma única forma, os próprios elementos tendo sido transformados em um estado superior, e com uma única palavra o Senhor separará os justos dos pecadores; aqueles que fizeram o bem partirão, ganhando a vida eterna, enquanto os pecadores irão para o castigo eterno, e nunca haverá fim para seus tormentos."


Synaxarion do Domingo do Juízo Final

1 week ago | [YT] | 113

André Luiz VBT dos Reis -- Consciência do Eu

Santo Apóstolo Timóteo, dos Setenta
22 de Janeiro -- Calendário Juliano


O Santo Apóstolo Timóteo era da cidade de Listra, localizada na Licônia, Ásia Menor, e se converteu a Cristo no ano 52 por meio da pregação das Boas Novas feita pelo Santo Apóstolo Paulo [comemorado no dia 29 de junho]. Quando os Apostolos Paulo e Barnabé visitaram primeiro as cidades da Licônia, São Paulo curou um aleijado de nascimento. Muitos dos habistantes de Listra acreditaram então em Cristo, e dentre eles Timóteo, sua mãe Eunice e sua avó Loida [Lois].


A semente da fé, plantada na alma de São Timóteo pelo Apóstolo Paulo, produziu frutos abundantes. Ele se tornou discípulo de São Paulo, e mais tarde seu parceiro na pregação do Evangelho. O Apóstolo Paulo amava o Bem Aventurado Timóteo e suas Epístolas o chamam de 'filho amado', enfatizando com gratidão tanto sua devoção quanto sua fidelidade.


O Apóstolo Paulo apontou Timóteo como Bispo de Éfeso, cidade em que o santo permaneceu por quinze anos. Finalmente, quando São Paulo estava preso e à espera do martírio, convocou São Timóteo, seu amigo fiel, para uma última despedida.


São Timóteo terminou sua vida como mártir. Os pagãos de Éfeso celebravam um festival em honra a seus ídolos, e costumavam carregá-los pela cidade acompanhados de cerimônias e músicas ímpias. Zeloso pela Glória de Deus, São Timóteo tentou parar a procissão e argumentar com o povo espiritualmente cego pregando a verdadeira fé em Cristo.


Os pagãos caíram furiosamente sobre o Santo Apóstolo, o agrediram, o atiraram no chão e, finalmente, o apedrejaram. O martírio de São Timóteo ocorreu no ano 93.
No século IV, as santas relíquias de São Timóteo foram transferidas para Constantinopla e colocadas na Igreja dos Santos Apóstolos, próximas à tumba de Santo André [comemorado no dia 30 de novembro] e de São Lucas [comemorado em 18 de outubro]. A Igreja honra São Timóteo como um dos Setenta Apóstolos.


Na prática russa, as costas da cruz do padre frequentemente traz inscritas as palavras de São Paulo a São Timóteo: "Seja um mode­lo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade." [Primeira Epístola a Timóteo, capítulo 4, versículo 12].


www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid02W…

1 week ago | [YT] | 84