"Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem.
Os judeus pedem milagres, os gregos reclamam a sabedoria; mas nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos" (- I Coríntios I, 21ss)
Discord: Miguel77#2910
Miguel77
Esse canal é muito bom, embora não seja católico.
6 months ago | [YT] | 0
View 0 replies
Miguel77
This is the best FNaF video Max Mode ever made, leaving my sharing here.
7 months ago | [YT] | 0
View 0 replies
Miguel77
Aproveitando que estamos no período pascoal, gostaria de compartilhar um texto simples feito por mim a mais ou menos 2 anos atrás a respeito das evidências a favor da ressurreição de Cristo. Há duas visões possíveis a respeito desse assunto: a visão cética e a visão cristã.
De acordo com a visão cética, Jesus nunca ressuscitou e todas as passagens da Bíblia que falam isso são mentiras criadas pelos apóstolos.
De acordo com a visão cristã, Jesus de fato ressuscitou e todas as passagens da Bíblia que falam isso são relatos históricos de algo que realmente aconteceu.
Neste texto serão apresentadas provas para mostrar o erro na visão cética e provar a visão cristã, sendo assim, provas da veracidade da Bíblia e relatos históricos extra-biblicos que provam a ressurreição serão mostrados, tendo dito isso podemos mostrar os motivos que nos levam a crer que a visão cristã é a correta e a visão cética está errada.
*1° Motivo - As primeiras pessoas que encontraram Jesus ressuscitado*
Como podemos ver nos evangelhos, as primeiras pessoas que viram que Jesus não estava no túmulo foram duas mulheres, isso pode ser visto no evangelho de São Mateus por exemplo:
Mateus 28,1-2.5-6
"1. Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo.
2. E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela.
5. Mas o anjo disse às mulheres: Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado.
6. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar em que ele repousou."
Podemos ter certeza que este relato é verdadeiro, pois na cultura Israelita o testemunho de uma mulher não era muito estimado dentro da sociedade, quando uma mulher testemunhava seu testemunho valia a metade do testemunho de um homem.
Nessa cultura para que uma situação seja tida como verdadeiro, era necessário o testemunho de dois homens.
O escritor dessa passagem nunca diria que foram duas mulheres que acharam Jesus, pois para o povo da época isso traria mais dúvidas sobre se isso é verdade.
Se este relato fosse apenas uma tentativa de enganar as pessoas com certeza estaria escrito que dois homens acharam o túmulo vazio, ao invés disso está escrito que foram duas mulheres, coisa jamais seria escrita se fosse mentira, apenas se fosse um fato histórico que realmente aconteceu.
*2° Motivo - Conversão de Paulo de Tarso*
Paulo de Tarso era um judeu que perseguia os cristãos no início do cristianismo, as passagens bíblicas contam que Paulo teve uma visão com Jesus e se converteu rapidamente, de acordo com a perspectiva ateísta o relato dessas passagens bíblicas é apenas mentira, porém essa visão não explica a conversão de Paulo.
Em um dia ele era um judeu que organizava apedrejamentos de cristãos em praças públicas, no outro era um dos fiéis mais fervorosos do cristianismo, a falta de explicações vindas da visão ateísta de como isso aconteceu é uma prova de que Paulo realmente viu Jesus ressuscitado, e portanto, mais um motivo para acreditar na ressurreição de Jesus.
*3° Motivo - Conversão de Tiago o Justo*
Ainda sobre conversões: Tiago o Justo, conhecido como o irmão de Jesus (apesar de ser primo) era uma das pessoas que não acreditavam nele, novamente as passagens bíblicas dizem que o próprio Jesus depois de ter aparecido para os apóstolos apareceu para ele também.
Tiago se converteu após ver Jesus, e sua fé e justiça foi tanta que ele foi denominado como o bispo de Jerusalém (confira essa informação em: História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia, Livro II, Capítulo XXIII, Versos 3 ao 7).
O mesmo problema que a visão ateísta enfrenta na prova anterior enfrenta também agora: a falta de explicações vindas da visão ateísta de como essa conversão aconteceu é uma prova de que Tiago realmente viu Jesus depois de ter ressuscitado, e portanto, mais um motivo para acreditar na ressurreição de Jesus.
*4° Motivo - Disposição para Morrer pelo o que Acreditam*
Sabemos que os 11 apóstolos de Jesus (11 porque Judas [Iscariotes] já não mais esteva entre eles) pregavam que Jesus ressuscitou, porém o império romano não permita que eles compartilhassem essa crença, e mesmo com as perseguições e tentativas de homicídio eles continuam a pregar que viram Jesus depois da ressurreição.
Para um ateu, essa história dos apóstolos era só mentira
Para um cristão é uma verdade histórica.
Porém há um problema essencial na visão ateísta: como pode a ressurreição ser apenas uma mentira criada pelos apóstolos se eles foram perseguidos e mortos por aquilo que diziam?
Formalizando este argumento, fica:
Premissa 1- Uma pessoa nunca vai morrer em nome de uma mentira que ela mesma inventou.
Premissa 2 - Os apóstolos aceitaram morrer pelo império em nome de ressurreição de Jesus.
Conclusão - A ressurreição de Jesus não é uma mentira inventada pelo apóstolos.
Se não é uma mentira inventada, logo os relatos da ressurreição são verdades históricas, e não mitos.
*5° Motivo - Evidências Documentais*
Um relato histórico terá mais confiabilidade dente os historiadores se várias fontes afirmarem a mesma história, os relatos da ressurreição de Jesus possuem as fontes de Mateus, João, Paulo, Tiago e Judas (Tadeu, não confundir com Judas Iscariotes o traidor)como fontes primárias, e para as fontes secundárias temos: Lucas, Marcos, Clemente de Roma, Inácio e Irineu, todas essas fontes confirmam (porém não cabalmente) a ressurreição de Jesus.
*6° Motivo - Os Motivos que Levam Alguém a Mentir*
Existem 3 motivos pelo qual uma pessoa pode adulterar uma história ou criar uma história falsa:
1- Poder.
2- Ganância.
3- Luxúria.
Supondo que a ressurreição de Jesus fosse falsa, os discípulos não poderiam estar inventando essa mentira por poder, pois todos eles tinham que se refugiar em catacumbas por conta das perseguições do império romano.
Também não poderiam estar inventando por ganância pois a principal mensagem dos evangelhos era a humildade e partilha (coisa que os cristãos faziam e fazem até hoje) não faria sentido dizer que fizeram isso por ganância e ao mesmo tempo viverem partilhando e ajudando uns aos outros.
E menos ainda poderiam estar fazendo isso por luxúria pois muitos viviam o celibato, e o apóstolo Paulo inclusive diz que gostaria que todos fossem celibatários como ele.
Ou seja, supondo que a ressurreição seja mentira, nenhuma das 3 razões que levam alguém a mentir se encaixaria aqui, provando que essa suposição de ser só uma mentira é falsa, e portanto a ressurreição de Jesus é um fato verdadeiro.
Conclusão: Ninguém pode questionar a autenticidade dos relatos históricos quanto a ressurreição de Jesus, bem como as outras provas que demonstram que Ele ressuscitou, a visão ateísta encara problemas esmagadores, de tal maneira que não se pode negar o principal dogma cristão, de que Jesus de fato ressuscitou dos mortos.
1 year ago | [YT] | 4
View 3 replies
Miguel77
Agora posso usar a aba de comunidade 🥳🥳 aproveitando: feliz Páscoa a todos!
1 year ago | [YT] | 1
View 1 reply