Canal Verde Água | Natureza Ecológica

🇧🇷 Animais Silvestres do Bioma Mata Atlântica e do Cerrado. Canal Ecológico: praias, manguezais, pesca, fauna, flora, répteis, anfíbios e insetos. Este canal sugere uma conexão viva com a natureza e a água, evocando uma imagem refrescante e ecológica. Aqui, destacamos a beleza dos ambientes aquáticos, além de temas relacionados à sustentabilidade, conservação e ecologia. Uma combinação que envolve a beleza da Mata Atlântica por meio de monitoramentos da vida selvagem transmitindo um ambiente vibrante cheio de vidas ecoando sons da natureza, tendo o seu foco principal o de proteger a vida silvestre e todo o seu habitat. Bioma-Brasil-Ecologia. 🇧🇷



Canal Verde Água | Natureza Ecológica

A jaguatirica (nome científico Leopardus pardalis) é um felino nativo da América Latina, incluindo o Brasil. Ela é conhecida por seu pelo manchado, semelhante ao de um leopardo, o que a ajuda a se camuflar na floresta. A jaguatirica tem um porte médio, pesando entre 7 e 15 kg, e pode atingir cerca de 1 metro de comprimento, incluindo a cauda.

Esse felino é um animal solitário e noturno, preferindo caçar à noite. Alimenta-se principalmente de pequenos mamíferos, aves e répteis, mas também pode se alimentar de peixes e insetos. Vive em florestas tropicais, matas fechadas e áreas de cerrado.

Infelizmente, a jaguatirica é uma espécie ameaçada pela destruição de habitats e pela caça ilegal, especialmente para a comercialização de sua pele. A fragmentação das florestas também impacta a disponibilidade de presas, afetando sua sobrevivência.

Como o canal verde água está envolvido em atividades de proteção e monitoramento de fauna, a jaguatirica pode ser uma espécie importante para observar na região em que atuamos, especialmente em áreas ameaçadas pela caça.

1 year ago | [YT] | 1

Canal Verde Água | Natureza Ecológica

Sem Luta Não Há Vitória! Contamos Com o Apoio dos Amigos.

1 year ago | [YT] | 1

Canal Verde Água | Natureza Ecológica

Pelo menos a primeira etapa já foi concluída. Os meus vídeos estão despertando a meditarem na importância de se proteger uma área que abriga diversas espécies de animais silvestres. A minha luta é para sempre! Estarei sempre defendendo a vida Silvestre.

1 year ago | [YT] | 6

Canal Verde Água | Natureza Ecológica

Mau Cheiro na Lagoa da CCC incomoda Moradores das Proximidades do Bairro de Nova Brasília. Veja a matéria acessando o link: www.candeiasbahia.net/p/mau-cheiro-na-lagoa-da-ccc…

1 year ago (edited) | [YT] | 3

Canal Verde Água | Natureza Ecológica

Em Chamas: Amazônia registra alta de 286% nos focos de queimadas em fevereiro. Os dados do Inpe para fevereiro ainda não estão fechados, visto que o mês ainda não terminou. No entanto, o número de focos de queimadas deste ano para o período já supera aqueles registrados nos últimos sete anos.
Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam um alarmante aumento de 286% nos focos de queimadas na Amazônia em fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados mais recentes do Monitoramento dos Focos Ativos indicam que foram registrados 2.838 focos de calor na região amazônica, contrastando com os 734 focos registrados no bioma no ano anterior.

O porta-voz do Greenpeace Brasil, Romulo Batista, destaca que a Amazônia não está em chamas por conta própria, enfatizando que as queimadas, especialmente em Roraima, são resultado da ação humana. Essa preocupante elevação nas queimadas destaca a urgência de medidas para combater e prevenir incêndios na região, visando a preservação do ecossistema amazônico.


“A origem das queimadas na Amazônia este ano é igual a dos outros anos. A floresta amazônica é uma floresta tropical úmida e não pega fogo ou é muito raro que pegue fogo de forma natural”, enfatiza Romulo Batista.

1 year ago (edited) | [YT] | 5

Canal Verde Água | Natureza Ecológica

Gostaria de desejar a todos os amigos um Feliz Natal, e que Deus abençoe a cada amigo da plataforma youtube com as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

I would like to wish all friends a Merry Christmas, and may God bless each friend on the YouTube platform with the blessings of Our Lord Jesus Christ.

2 years ago | [YT] | 7

Canal Verde Água | Natureza Ecológica

Na manhã desta terça-feira (19), uma denúncia por meio de WhatsApp acusa um homem que é morador do bairro Urbis I de ter matado uma espécie de animal silvestre em extinção que vive em torno de uma APA (Área de proteção Ambiental) que foi instituída pelo Decreto Municipal N° 23, de 04 de junho de1993, no município de Candeias que é conhecida popularmente como Lagoa da CCC.

O denunciante que não quis se identificar entrou em contato com a nossa página e disse que por volta das 09:00 hs da manhã o caçador usava trajes de empresa de cor laranja, apareceu com o animal morto em um saco, e chegou a exibir o abate para outras pessoas num lava-jato do bairro que fica próximo à quadra de esportes, o que chamou a atenção de curiosos que passavam próximo ao local. Conforme as características citadas pelo denunciante, o animal tratava-se de uma jaguatirica, espécie que, em diversos locais, encontra-se em estado de extinção.

O caçador denunciado que é conhecido no bairro pelo nome de "Misso" e na praça do centro as pessoas o conhecem pelo apelido de "Pulga do mato" esse já vinha sendo alertado por outras pessoas do bairro e até mesmo por um ambientalista que desenvolve trabalhos voluntários na APA onde o animal foi morto, e de acordo com relatos, Misso já vem praticando a caça há anos na reserva, de onde ele vem abatendo tatu, teiú, aves de diversas espécies com o intuito de comercializar. O caçador vem atuando durante a noite para que ninguém venha notar a sua presença na mata. Além do crime de caça, inclue-se também o porte ilegal de arma de fogo que pode gerar detenção ou multa.

Alguns alertas já foram dados à SEMAA (Secretaria do Meio Ambiente de Candeias) no entanto, o caso foi tratado de forma fútil e nenhuma providência foi tomada até hoje. Por se tratar de uma área particular, a reserva dispõe de seguranças que fazem ronda durante o dia.

Uma denúncia estará sendo encaminhada de imediato ao órgão ambiental competente no intuito de pedir a punição do caçador e averiguar de fato de qual espécie de animal se tratava. Não houve nenhuma mobilização e nenhum interesse por parte da secretaria do meio ambiente de Candeias em averiguar o fato, Já que ocorreu dentro de uma APA a morte de um animal em extinção.

A prática da caça é crime conforme o parágrafo 5 Artigo 29 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

2 years ago | [YT] | 11

Canal Verde Água | Natureza Ecológica

26 de Julho é o dia mundial da proteção dos manguezais. O manguezal é um ecossistema de transição costeira entre biomas terrestres e marinhos. O seu papel de proteger a costa, de conter sedimentos oriundos das bacias hidrográficas e de ser habitat de inúmeras espécies biológicas o caracteriza como um verdadeiro berçário do mar. Formam-se em regiões de mistura de águas doces e salgadas como estuários, baías e lagoas costeiras. Estes ambientes apresentam ampla distribuição ao longo do planeta, ocorrendo nas zonas tropicais e subtropicais onde as condições topográficas e físicas do substrato são favoráveis ao seu estabelecimento. Um bioma costeiro influenciado pela salinidade do mar e formado por um ambiente salobro e com solo lodoso, com alto teor de sal; grande quantidade de matéria orgânica, e pouco oxigenado.
Observando a vegetação do mangue, percebemos adaptações especiais nas raízes e caules, para ajudar na fixação e respiração, e nas folhas para ajudar a eliminar o excesso de sal (mangue branco). Caranguejos escavando suas tocas ajudando na oxigenação do solo. Peixes, moluscos e crustáceos usam o mangue para desovar e, ao mesmo tempo, se tornam vulneráveis às aves, que tem essas espécies do mangue como fonte de alimento.

Considerado como um dos ambientes naturais mais produtivos do Brasil, devido a grande variedade de crustáceos, peixes e moluscos, a falta de preservação pode colocar em risco essa riqueza natural, como a exemplo dos despejos químicos realizados pelas indústrias, o lançamento de esgotos domésticos e o desmatamento com o intuito de realizar construções de residências e indústrias, além do lixo que tem sido um grande problema enfrentado pelos ambientalistas que zela pelo ambiente no intuito de amenizar a degradação do ambiente.
Os manguezais são áreas de preservação permanentes de acordo com o código florestal brasileiro, lei federal Nº 12.651, em outro modo de ver, os mangues são áreas intocáveis e com rígidos limites de exploração, ou seja, não é permitido a exploração econômica direta nesse ecossistema.
infelizmente, no Brasil, essa espécie de vegetação vem sofrendo o descaso devido ao crescimento industrial, poluição e as ocupações desordenadas que vem ameaçando de extinção não somente os mangues, mas, grande parte das espécies marinhas, equivalente a 80% que dependem desse ecossistema para se reproduzir, se alimentar, e até mesmo usarem a área como área de refúgio afim de se esconderem de predadores. Grande parte dos peixes passam toda a sua fase juvenil nos manguezais até chegarem a sua fase adulta e ganharem o oceano.
As aves também dependem dos mangues para sobreviverem pois, parte dessas aves se alimentam de peixes além dessas aves usarem as áreas dos manguezais como área de repouso e de reprodução: garças, maçarico, socós, pica-pau, martim pescador, guará, águia pescadora, saracura do mangue, papa lagarta do mangue, figurinha do mangue, savacu de coroa, binguá, e outras aves residentes e migratórias; Além dos mamíferos que são bem notados no mangue, que são: o peixe boi e o sagui, além de outros.

No Brasil, encontramos a maior faixa contínua de manguezal do mundo; uma faixa que começa perto de Belém do Pará e vai até São Luis do Maranhão, uma área de 7.500 km, que é uma área superior aos manguezais da Índia, Bangladesh, e Papua Nova Guiné; Possuindo em Papua Nova Guiné uma área de manguezal de aproximadamente 6.000 km de extensão.
No Brasil são mais de 11.000 km² de manguezais espalhados, começando a partir do Amapá e vai até o estado de Santa Catarina. No norte do Brasil é o local onde os manguezais mais se desenvolveram e mais crescem a ponto de algumas dessas árvores chegarem a 40 metros de altura. A grande quantidade de chuva e as imensidões de riso próximos aos mangues, a água passa a ser menos salgadas e, com isso, as árvores passam a crescerem de forma mais intensa devido a baixa salinidade no ambiente, sendo assim, quanto menos sal nos manguezais, mais essas árvores irão crescer.

O ecossistema manguezal desemprenha vários papeis na natureza, tais como: proteção da linha de costeira; funcionamento como barreira mecânica à ação erosiva das ondas e marés; retenção de sedimentos carreados pelos rios, constituindo-se em uma área de deposição natural; ação depuradora, funcionando como um verdadeiro filtro biológico natural da matéria orgânica e área de retenção de metais pesados; área de concentração de nutrientes; área de reprodução, de abrigo e de alimentação de inúmeras espécies e área de renovação da biomassa costeira e estabilizador climático. Desempenha funções de fundamental importância na dinâmica das áreas estuarinas, pois, funciona como local de sedimentação do material carreado pelos rios.

Uma das características fundamentais para a fixação dos manguezais é o substrato acumulado nas superfícies inundadas pelas marés. Este se forma a partir do transporte de sedimentos oriundos dos rios e oceanos. O encontro das águas doces e salgadas, na região estuarina, faz com que os sedimentos transportados percam velocidade e se unam através de processos físico-químicos formando grumos (processo de floculação). A formação dos grumos implica em aumento do peso das partículas que vão para o fundo formando um sedimento fino composto basicamente por silte, argila e matéria orgânica, propiciando a instalação de espécies vegetais.
Estes vegetais ao se desenvolverem emitem raízes que vão funcionar como barreira física aos sedimentos transportados pelas águas favorecendo daí, a deposição destes ao seu redor e criando novas áreas de sedimentos disponíveis para colonização de novas plantas. Cabe ressaltar que este é um processo lento e contínuo que faz com que o manguezal cresça sempre em direção à água.
A matéria orgânica produzida pelo manguezal com a queda de folhas é, em parte, absorvida pelo aumento do substrato retido pelas raízes e troncos. Além disso, é exportada pela ação das correntes de maré vazante, que drena para as gamboas um grande volume de folhas e material particulado, que se acumula no sedimento e contribui para o aumento das áreas de manguezais.
Outro fator de extrema importância para a formação e desenvolvimento dos manguezais são as marés. Elas transportam os sedimentos, a matéria orgânica, as sementes dos mangues (propágulos) e servem como via para os animais.
Ao longo da costa brasileira as marés apresentam uma grande variação. Quanto mais próximas da linha do Equador, mais as marés apresentam um maior intervalo (amplitude) entre a maré baixa e a maré alta, cujos registros apontam variações de 7 metros (Maranhão), 12 metros (Pará) e 14 metros (Amapá). Esta variação entre as marés vai ser determinante para os bosques de manguezais, pois, quanto maior a variação da maré maior será a altura dos referidos bosques.
As marés também são determinantes para as comunidades pesqueiras que vivem do manguezal. O conhecimento por parte do pescador é fundamental para regular o horário de trabalho, o tipo de pesca a ser feita e a presença de insetos.

Além das marés, a quantidade de água doce (aporte) que o manguezal recebe também é fundamental para o desenvolvimento e manutenção deste ambiente. A circulação de águas provoca a mistura de águas doces e salgadas formando um ambiente estuarino. Nesta ambiência há uma distribuição de salinidade que determina a instalação e sobrevivência das espécies vegetais do manguezal, a distribuição dos organismos aquáticos e fatores ambientais como, por exemplo: temperatura, oxigênio dissolvido (OD), pH, nutrientes e metais. Existem manguezais onde a entrada de água doce não ocorre através de rios ou riachos mas, sim através da água das chuvas. Estes tipos de manguezais estão presentes principalmente em ilhas oceânicas.
A temperatura do ar e da água também são fundamentais para o desenvolvimento dos manguezais, que preferem os ambientes mais quentes da região tropical. Quanto maiores as latitudes, menores as temperaturas do ar e da água e, conseqüentemente, menor será a altura e a extensão dos bosques de manguezal. Por fim, a temperatura funciona como um fator limitante para o crescimento da flora típica deste ecossistema.
Fontes de pesquisas: G1, Record TV, Nature Geoscience e (PEREIRA FILHO & ALVES, 1999).

2 years ago | [YT] | 14

Canal Verde Água | Natureza Ecológica

Veja abaixo 8 benefícios que são associados a Canela de Velho (Miconia albicans):

1 - Tratamento da Artrose


A artrose, também chamada de osteoartrite, é uma doença que ataca as articulações promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, a Canela de Velho possui propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar na recuperação das cartilagens e ossos afetados, a Canela de Velho Combate dores e doenças articulares, eliminando a dor, o inchaço e a inflamação.


2 - Purificação Sanguínea


A Canela de Velho ainda é conhecida por atuar como purificador sanguíneo, por agir contra os radicais livres e servir como potente estimulante sexual.


3 - Controle do diabetes


O chá da Canela de Velho faz bem para o aparelho circulatório e ajuda a controlar o diabetes, reduzindo a taxa glicêmica.


4 - Alívio de Dores


Os antigos afirmam que a Canela de Velho possui muitas propriedades que auxiliam na eliminação de dores, a Canela de Velho é aplicada desde os períodos mais remotos da humanidade para aliviar rapidamente os sintomas de doenças como artrite, artrose e outras inflamações gerais e nas articulações.


5 - Tratamentos Terapêuticos


A Canela de Velho possui nutrientes que podem auxiliar em tratamentos terapêuticos como artrose, artrite reumatoide, fibromialgia, dores e inflamação das articulações, dores na coluna, bursite, redução de radicais livres, purificação do sangue, reumatismo, tendinite e muito mais.


6 - Estimulante Sexual


A Canela de Velho ainda é conhecida por atuar como purificador sanguíneo, por agir contra os radicais livres e servir como potente estimulante sexual.


7 - Digestão


A Canela de Velho possui muitos nutrientes que atuam como tônico digestivo, por isso ela age contra doenças estomacais, intestinais como diarreia, gastrite, etc.


8 - Saúde em Geral


A Canela de Velho é uma planta anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antimicrobiana, antitumoral hepatoprotetora e também tônica digestiva, podendo assim ser muito benéfica para saúde geral de nosso corpo.
Fonte: Farmave

2 years ago (edited) | [YT] | 8