Padre Paulo Ricardo

Conheça nossos cursos:


Padre Paulo Ricardo

Precisamos parar de fingir que está tudo bem com as mulheres católicas.

Muitas delas estão ficando doentes. Sempre exaustas, sempre irritadas, sem tempo para nada—principalmente para elas mesmas.

Isso não é normal. Não é consequência automática da rotina de uma mulher casada com filhos. Pelo contrário, esses sintomas apontam para uma doença: a exaustão parental.

Nesta terça-feira, dia 16, o Padre Paulo Ricardo vai dar uma aula ao vivo 100% gratuita para abordar este assunto.

A aula será às 21 horas (horário de Brasília). Anote em sua agenda, esperamos você.

2 days ago | [YT] | 3,495

Padre Paulo Ricardo

Você está sempre cansada. Nunca tem tempo para si mesma. Qualquer coisa lhe deixa irritada. Você é uma panela de pressão ambulante, sempre prestes a explodir.

Você se sente incapaz de dar conta dos seus deveres. E pra quê?

Apesar de tudo isso, você se sente distante dos seus filhos. Desconectada da própria família, como se fosse uma coadjuvante da própria vida, observando à distância todo aquele filme caótico.

Você não tem exatamente uma vida. É arrastada por ela. Os seus dias não passam, eles arrastam você, de emergência em emergência, até a hora de dormir, ou melhor, de desabar.

Esse ciclo precisa ser reconhecido. Existem muitas famílias que estão sofrendo desses males. As mães católicas, que tentam seguir os ensinamentos da Igreja, sentem-se cansadas, culpadas e confusas.

Está na hora de buscar uma solução prática para esse problema. É isso que o Padre Paulo Ricardo vai oferecer em nosso novo curso, “Terapia da Alma Feminina”, que será lançado no dia 16 de dezembro, às 21 horas, em uma aula 100% gratuita.

Anote em sua agenda e ative seu lembrete para não se esquecer. Está na hora de romper esse ciclo de exaustão.

4 days ago | [YT] | 3,418

Padre Paulo Ricardo

Por que a concepção da bem-aventurada Virgem Maria foi diferente de todas as outras? O que a Igreja crê a esse respeito e como as Sagradas Escrituras podem nos ajudar a compreender esse grande mistério?

__________

Lucas R. Pollice
Tradução: Equipe Christo Nihil Praeponere

Se perguntarmos às pessoas, inclusive a muitos católicos, o que é a Imaculada Conceição, há uma grande chance de eles responderem, de forma equivocada, que é a concepção de Jesus no ventre de Maria. Mas, na verdade, a Imaculada Conceição é a concepção de Maria. É um dogma que nos revela que Maria foi preservada da mancha do pecado original no momento de sua concepção, e permaneceu livre do pecado por toda a sua vida.

Era intrínseco ao plano salvífico de Deus que Maria fosse concebida sem o pecado original. Porque Adão e Eva, quando se afastaram de Deus, representavam toda a humanidade, todos os seres humanos afastaram-se de seu Criador. O pecado original foi transmitido a todas as gerações, ao longo de toda a história da humanidade, de modo que, quando somos concebidos, já nascemos num estado natural de separação de Deus, que os teólogos chamam de pecado original originado, e com uma inclinação para pecar, que é a concupiscência.

O plano salvífico de Deus era que seu Filho unigênito, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, assumisse a natureza humana, a fim de que tanto Deus como o homem Jesus pudessem realizar a redenção da raça humana. Mas havia um problema: Deus é sumamente santo. Portanto, Ele está em completa e total oposição ao pecado, razão pela qual os pecadores não podem estar em sua presença, sem antes serem purificados.

Como, então, Deus, o Filho, poderia se unir intimamente a uma natureza humana decaída? É aqui que entra o plano de Deus para Maria. Deus a escolheu para ser concebida sem pecado original, a fim de que pudesse dar a Jesus uma natureza humana pura e sem pecado. Maria é o vaso puro e inoxidável através do qual Jesus recebe uma natureza humana imaculada e sem pecado, a fim de que possa entrar no mundo para completar o plano salvífico do Pai.

No livro do Gênesis, Deus anunciou pela primeira vez o seu plano de salvação realizado por meio de Cristo, ao afirmar à serpente: “Colocarei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3, 15). Deus dirige-se à serpente para dizer que os filhos da mulher atingirão sua cabeça. Quem é que atacará a cabeça da serpente? Jesus é quem veio para atacar a cabeça de Satanás e destruir seu poder. Portanto, se o filho da mulher é Jesus, a mulher obviamente é Maria.

Deus fala de inimizade entre a serpente e a mulher, e entre os descendentes da serpente e os descendentes da mulher. A descendência de Satanás é, na verdade, o pecado, com o qual ele deseja se multiplicar e encher a terra. Portanto, existe inimizade entre Maria/Jesus e Satanás/pecado. Essa inimizade significa uma oposição total e completa. Assim, quando duas coisas estão em inimizade, elas não têm nada a ver uma com a outra; não há absolutamente nenhuma cooperação ou comunhão entre ambas. Isso significa que Jesus e Maria se opõem completamente a Satanás e ao pecado, não possuindo nenhuma cooperação ou comunhão com eles.

Era necessário que Maria não tivesse uma natureza decaída, pois qualquer participação no pecado original, ou mesmo no pecado pessoal, destruiria sua inimizade com Satanás e o pecado. Por conseguinte, nesse primeiro anúncio do plano salvífico de Deus, vemos sua intenção de manter Maria totalmente livre do pecado, a fim de que Jesus pudesse assumir uma natureza humana incorruptível.

Uma referência ainda mais explícita à Imaculada Conceição de Maria está presente no Evangelho de Lucas, na Anunciação do anjo a Nossa Senhora (cf. Lc 1, 26-38). Ao saudar Maria, o anjo Gabriel revela que ela é imaculada. A tradução mais adequada da sua saudação é “Salve, tu que és plena de graça” (Lc 1, 28). A palavra grega kekaritomene (κεχαριτωμένη) é um particípio perfeito, que significa “foi preenchido”. Em razão disso, afirmamos que Maria é aquela que “foi preenchida” com a graça de Deus, aquela que a recebeu em toda sua plenitude, uma vez que a graça já lhe foi concedida de forma plena no momento da sua concepção.

A saudação do anjo revela ainda outra verdade sobre Maria. Sempre que alguém peca — mesmo que cometa o menor dos pecados —, acaba por perder ao menos um pouco da graça de Deus. Essa é a natureza do pecado: uma decisão livre de rejeitar a graça que Deus oferece a nós, que é a vida de seu Filho dada em sacrifício de amor. Para Maria estar “plena de graça”, ela deveria estar completamente livre do pecado, porque o mais ínfimo pecado a privaria de pelo menos parte da graça que recebera.

Cabe agora compreendermos como exatamente Deus preservou Maria do pecado original. Em sua bula Ineffabilis Deus, o Papa Pio IX declarou que ela foi preservada do pecado “por singular graça e privilégio do Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo”.

Maria precisava, tanto quanto todos nós, que Cristo a redimisse. E ela foi, como todos nós, redimida por sua morte na Cruz. Mas, como ela pode ter sido redimida pela morte de Jesus na Cruz antes mesmo de Jesus ter nascido?

Deus é eterno e transcendente e, portanto, não está submetido às limitações de espaço e tempo. Ele vê todo o tempo — passado, presente e futuro — de uma só vez. É como se olhasse para um trem muito longo do alto de um helicóptero. Os motores são o momento da Criação e o último vagão é o fim do mundo, e nós estamos em algum lugar entre os dois. Deus opera fora do tempo. Portanto, Ele tomou as graças e os méritos da morte de Jesus na Cruz e os aplicou de volta no tempo ao momento da concepção de Maria. Desse modo, Maria Santíssima, como todos nós, foi redimida por Cristo, embora, “por singular graça e privilégio do Deus onipotente”, ela também tenha sido completamente preservada do pecado original. Nesse sentido, Maria não foi apenas redimida, mas também preservada do pecado. Ela nunca teve pecado, nem por um segundo. Desde o primeiro momento de sua existência, Maria foi completamente preservada do pecado, sem nunca conhecer ou cooperar com ele em toda sua vida.

Embora Maria tenha sido preservada do pecado original no momento de sua concepção, ela ainda poderia ter escolhido pecar, pois tinha livre-arbítrio. Ela ainda poderia ter rejeitado a graça de Deus e o seu plano, e caído no pecado. Ela poderia ter dito “não” ao Pai na Anunciação do anjo Gabriel. Ela poderia ter dito “não” ao Pai, aos pés da Cruz, onde entregou seu Filho. Ela poderia ter se desesperado e amaldiçoado a Deus. No entanto, Maria cooperou perfeitamente e se rendeu ao grande dom da graça que Deus lhe dera e viveu a mais extraordinária vida cristã. É por isso que Maria é nosso grande modelo de fé a ser vivido pela Igreja. Somos chamados a cooperar com todas as graças que Deus escolhe nos dar, a fim de que, com humildade e amor, andemos pelo caminho que Ele quer para nós.

4 days ago | [YT] | 6,101

Padre Paulo Ricardo

A Black November 2025 do Padre Paulo Ricardo acabou de começar!

É a sua chance de se tornar um católico bem formado, com conhecimentos sólidos e profundos sobre os diversos assuntos da nossa fé.

Assine já para conseguir 45% de desconto na assinatura anual!

Com ela, você tem acesso:

✅A todos os 57 cursos do Padre Paulo Ricardo;
✅Ao nosso aplicativo exclusivo, seu companheiro de meditação diária;
✅A ebooks exclusivos da Editora Padre Pio, que não estão disponíveis em nenhum outro lugar do Brasil;
✅A descontos nos livros da Editora Padre Pio.

Além disso, os primeiros mil compradores vão GANHAR (sim, é 100% gratuito, sem asteriscos) o “Homiliário para o Advento e o Natal”, do Padre Paulo Ricardo.

Mas não deixe para depois. Os descontos diminuem com o tempo. Sua melhor chance é agora.

Clique no link fixado nos comentários aproveite a melhor oportunidade do ano para se tornar aluno do Padre Paulo Ricardo!

1 month ago | [YT] | 1,421

Padre Paulo Ricardo

Acaba amanhã a promoção de lançamento do curso “Esto Vir: Seja Homem”.

Clique no link da abaixo e faça sua assinatura com 30% OFF.

bit.ly/homem-yt

1 month ago | [YT] | 904

Padre Paulo Ricardo

Você tem até o dia 27 de outubro para aproveitar nossa promoção de lançamento e tornar-se aluno do Padre Paulo Ricardo com 30% de desconto na assinatura anual.
Aproveite e clique no link que está abaixo!

bit.ly/homem-yt

1 month ago | [YT] | 613

Padre Paulo Ricardo

Você deixaria de fazer a troca de óleo do seu carro para deixá-lo com uma lataria mais brilhante?

Isso faz tanto sentido quanto reduzir a masculinidade a dicas estéticas…

O exterior tem o seu lugar. Mas está na hora de conhecer realmente qual é a missão que Deus deu aos homens.

Para participar desta aula de lançamento, clique no link fixado nos comentários e faça sua inscrição. Quem não estiver inscrito não conseguirá participar.

Esperamos você no dia 20!

2 months ago | [YT] | 1,938

Padre Paulo Ricardo

As características femininas não são acidentes. Deus pensou e criou a “essência feminina”. Mas infelizmente, ideologias modernas e esquemas simplistas tentam apagar essas características femininas.

E, com isso, acabam transformando o mundo num lugar incompleto.

Para saber mais sobre isso, clique no link da bio/abaixo e inscreva-se para a aula do Padre Paulo Ricardo “Por que o mundo seria incompleto sem a mulher”, que será transmitida no dia 18 de setembro, às 21 horas.

Esperamos você.

3 months ago | [YT] | 3,945

Padre Paulo Ricardo

A dinâmica das redes sociais foi criada para gerar insegurança nas mulheres. Ao se comparar com suas influenciadoras favoritas, muitas se sentem aquém do ideal de feminilidade: indignas, inferiores, sempre em falta.

Mas é importante lembrar: ao longo de toda a história da humanidade, apenas uma mulher cumpriu plenamente o seu papel feminino. Apenas uma mulher pode ser chamada de perfeita. Ela é o modelo verdadeiro de feminilidade — o único para o qual você, mulher, deveria olhar.

Esta mulher não quer que você se sinta humilhada. Não quer que você se veja como fracassada por não conseguir ensinar latim para cinco crianças enquanto mantém a casa impecável, a maquiagem intacta e ainda prepara um bolo de três camadas, com todos os ingredientes feitos do zero.

O desejo dela é simples: que você obedeça ao seu Filho, Jesus Cristo. Por isso, sempre que o peso dos compromissos esmagar você, lembre-se de Maria e recorra a ela.

Afinal, só ela é “cheia de graça” e chamada de bem-aventurada por todas as gerações.

Se você deseja compreender o que Deus pensou para as mulheres, quais são as virtudes femininas e qual é o papel fundamental delas no mundo, participe da aula ao vivo com o Padre Paulo Ricardo, no dia 18 de setembro, às 21h.

Inscreva-se pelo link fixado nos comentários e descubra a verdadeira vocação feminina.

3 months ago | [YT] | 9,920

Padre Paulo Ricardo

Em 1864, na França, Nossa Senhora apareceu a um sacerdote e ensinou-lhe uma oração poderosa para combater e derrotar os poderes do inferno.

__________

Equipe Christo Nihil Praeponere

No dia 13 de Janeiro de 1864, o Bem-aventurado Padre Luís-Eduardo Cestac foi subitamente atingido por um raio da luz divina. Ele viu demônios espalhados por toda a terra, causando uma imensa confusão. Ao mesmo tempo, ele teve uma visão da Virgem Maria. Nossa Senhora lhe revelou que realmente o poder dos demônios fora desencadeado em todo o mundo e que então, mais do que nunca, era necessário rezar à Rainha dos Anjos e pedir a ela que enviasse as legiões dos santos anjos para combater e derrotar os poderes do inferno.

“Minha Mãe", disse o padre, “vós sois tão bondosa, por que então não enviais por vós mesma estes anjos, sem que ninguém vos peça?"

“Não", respondeu a Santíssima Virgem, “a oração é uma condição estabelecida pelo próprio Deus para a obter esta graça."

“Então, Mãe santíssima – disse o sacerdote – ensinai-me como quereis que se vos peça!"

Foi então que o Bem-aventurado Luís-Eduardo Cestac recebeu a oração “Augusta Rainha dos céus". “Meu primeiro dever – disse ele – era apresentar esta oração a Monsenhor La Croix, bispo de Bayonne, que se dignou a aprová-la. Cumprido este dever, fiz imprimir 500.000 cópias, e providenciei que fossem distribuídas em todos os lugares. (...) Não devemos esquecer que, da primeira vez que as imprimimos, a máquina impressora chegou a quebrar duas vezes".

Esta oração foi indulgenciada pelo Papa São Pio X no dia 8 de julho de 1908. Recomenda-se que seja aprendida de cor:

Oração revelada
ao Bem-aventurado Padre Louis-Edouard Cestac
(13 de janeiro de 1864)
Auguste Reine des cieux, souveraine maîtresse des Anges,
Vous qui, dès le commencement, avez reçu de Dieu
le pouvoir et la mission d'écraser la tête de Satan,
Nous vous le demandons humblement,
Envoyez vos légions célestes pour que,
sous vos ordres, et par votre puissance,
Elles poursuivent les démons, les combattent partout,
Répriment leur audace, et les refoulent dans l'abîme.
Qui est comme Dieu?
O bonne et tendre mère,
Vous serez toujours notre Amour et notre espérance.
O Divine Mère,
Envoyez les Saints Anges pour nous défendre,
Et repoussez loin de nous le cruel ennemi.
Saints Anges et Archanges,
Défendez nous, gardez nous.

Augusta Rainha dos céus, soberana mestra dos Anjos,
Vós que, desde o princípio, recebestes de Deus
o poder e a missão de esmagar a cabeça de Satanás,
Nós vo-lo pedimos humildemente,
Enviai vossas legiões celestes para que,
sob vossas ordens, e por vosso poder,
Elas persigam os demônios, combatendo-os por toda a parte,
Reprimindo-lhes a insolência, e lançando-os no abismo.
Quem é como Deus?
Ó Mãe de bondade e ternura,
Vós sereis sempre o nosso Amor e a nossa esperança.
Ó Mãe Divina,
Enviai os Santos Anjos para nos defenderem,
E repeli para longe de nós o cruel inimigo.
Santos Anjos e Arcanjos,
Defendei-nos e guardai-nos. Amém.

3 months ago | [YT] | 16,865