Olá meu nome é Amanda.
Desde de muito nova fui apaixonada por História, tanto que tenho uma pequena coleção de revista especializada nessa área. Em 2011 entrei para faculdade no curso de licenciatura de História, mesmo não exercendo a profissão, a paixão pela matéria continua.

E agora te convido para fazer essa viagem através das épocas, e desfrutar das curiosidades, estética e acontecimentos.

Seja bem-vindo ao canal


Garota vintage

A Primeira Guerra Mundial não envolveu apenas a Europa e os Estados Unidos



Uma pesquisa mais rasa, seja de documentos ou de fotos, pode dar a impressão de que a Primeira Guerra Mundial envolveu apenas nações europeias e os Estados Unidos. Na realidade, no início do século XX, muitos países da África e da Ásia seguiam sob o controle de potências da Europa, como Reino Unido, França, Alemanha e Portugal.



Quando a guerra foi deflagrada, militares e muitos cidadãos dessas nações ocupadas foram recrutados para combaterem nos campos da Europa. Estimativas de historiadores apontam que cerca de 2 milhões de africanos tenham guerreado, sendo que pelo menos 200 mil faleceram.

A França, por exemplo, recrutou cerca de 450.000 soldados africanos, especialmente do Norte de África e Madagáscar, para lutar na frente. Além disso, muitos africanos foram usados como trabalhadores, carregadores e no apoio logístico.

Durante a Primeira Guerra Mundial, aproximadamente 1.3 milhões de soldados indianos serviram nas forças armadas britânicas, contribuindo significativamente para o esforço de guerra.

8 months ago (edited) | [YT] | 10

Garota vintage

A QUEDA DE ROMA: PAPA LEÃO I IMPEDE A INVASÃO DOS BARBAROS E SE TORNA SANTO


Com Leão XIV no poder da ingreja, vamos conhecer alguns papa com o mesmo nome que foram importante na história: Leão I


Papa Leão I enfrentou os bárbaros que devastavam diversas regiões do Império. Em 452, Átila, rei dos hunos, põe-se em marcha com suas tropas em direção a Roma a fim de conquistá-la.


Após conquistar Venécia e Ligúria – Norte da Itália –, Átila se aproximava de Roma. Mas o Papa Leão I, cheio de Fé e confiança em Deus, foi ao seu encontro. Invadindo a Europa já destroçara todas as linhas de defesa do Império romano cristianizado. A conquista de Roma representava para Átila a derrota do mundo civilizado.


A capital da Cristandade estava sem soldados, sem armas, sem defesa. Nesta situação trágica, o Papa Leão I saiu ao encontro do rei huno, seguido apenas de pequena comitiva, e confiando unicamente na Providência Divina

Segundo documentos antigos, Átila, ao se acercar do Santo Pontífice, percebeu no céu os vultos de São Pedro e São Paulo que, com expressão terrível, lhe ordenaram que retrocedesse. Átila se retirou para outras regiões e morreu em 454.


Mas os bárbaros não cessavam de invadir e saquear regiões do Império. Genserico, rei dos vândalos, havia tomado a africa romana em 442. Agora ele queria a capital e iria invadir Roma.


O papa Leão I, acompanhado pelo clero, foi ao encontro de Genserico e obteve deste a promessa de que não queimaria a cidade nem mataria seus habitantes.


Em 455 ele saqueou Roma durante 14 dias, mas o morticínio e o incêndio foram evitados. Levou milhares de prisioneiros, entre os quais a Imperatriz Licínia Eudóxia, viúva de Valentino III, e suas duas filhas.


Pelos seus feitos grandioso Papa Leão I tornasse doutor e santo, conhecido como São Leão Magno.

8 months ago | [YT] | 8

Garota vintage

TEMOS UM NOVO PAPA LEÃO XIV - MAS OUTRO PAPA LEÃO FOI REPONSÁVEL PELA REFORMA PROTESTANTE

O cardeal norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, acaba de ser eleito papa após encerradas as votações no conclave desta quinta-feira, 8. Missionário agostiniano, Prevost adotou o nome de Leão XIV para seu pontificado. Mas outro Papa chamado Leão foi cheio de polêmica.


Membro da poderosa família Medici, o papa Leão X (pontificado entre 1513 e 1521) é um dos exemplos mais notórios de como a influência familiar moldou o alto escalão da Igreja Católica. Filho de Lourenço de Médici, ele ascendeu ao trono papal não apenas pelo clero, mas também por força de conexões políticas e dinásticas.


Famoso por seu estilo de vida extravagante, Leão X mergulhou o Vaticano em despesas colossais. Para sustentar a pompa da corte e ainda financiar obras como a reconstrução da Basílica de São Pedro, recorreu a uma prática controversa: a venda de indulgências.


Originalmente concebidas como formas de remissão parcial de pecados, mediante boas ações, orações ou peregrinações, as indulgências passaram a ser comercializadas diretamente em troca de dinheiro.


Embora justificadas como meio de arrecadação para causas religiosas, grande parte do montante arrecadado teria enriquecido o próprio papa, segundo relatos históricos.


A venda indiscriminada dessas indulgências provocou indignação em várias partes da Europa, especialmente na Alemanha, onde o monge Martinho Lutero lançou duras críticas à prática. Em 1517, Lutero publicou suas 95 Teses, denunciando os abusos da Igreja — ato que marcou o início da Reforma Protestante.


Embora Leão X não tenha conseguido conter o avanço da Reforma fora da Itália, teve vitórias políticas em seu território. Durante seu pontificado, conseguiu anexar as regiões de Parma e Piacenza aos Estados Papais, consolidando o poder temporal da Santa Sé.


O legado de Leão X é ambíguo: por um lado, foi um patrono das artes e um hábil articulador político; por outro, suas ações financeiras e espirituais ajudaram a abalar a autoridade da Igreja de Roma e acenderam o pavio de uma das maiores rupturas da história cristã.

Imagem 1° - Leão XIV
2° e 3° - Leão X
4° - Lutero

#papa #igrejacatolica #lutero #protestante

8 months ago | [YT] | 6

Garota vintage

Como a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL mudou o MUNDO: A história do LENÇO DE PAPEL

Fabricante de papel desde 1872, a empresa Kimberly-Clark criou em 1914, bem no início da Primeira Guerra Mundial, o cellucotton, um substituto macio e absorvente feito de celulose da polpa de madeira e de uma pequena quantidade de algodão.


Em uma época em que o algodão se tornou escasso pela alta demanda exigida pelo conflito, o material foi um ótimo substituto, principalmente durante a guerra química. O cellucotton foi usado em máscaras de gás e em outras proteções faciais dos soldados para servir como uma espécie de filtro resistente, porém descartável. Ele protegeu contra o gás de mostarda, o gás cloro e outros agentes químicos que foram muito testados em campo de batalha.


Após o cellucotton ser implementado em bandagens para suprir a falta do algodão em hospitais de toda a Europa e nos Estados Unidos, as enfermeiras descobriram que eles poderiam ser utilizados como absorventes menstruais — levando a marca a começar a vender uma nova linha voltada para a higiene do público feminino, chamada Kotex.
Foi só em 12 de junho de 1924 que os lenços faciais descartáveis da marca foram inventados, comercializados em caixas contendo 100 folhas. A princípio, o produto foi destinado apenas ao público feminino, visando remover cremes e maquiagem.


Apesar de a empresa ter apostado em anúncios apelativos, como “O novo segredo usado por estrelas do cinema que mantém a pele bonita”, os lenços foram considerados uma extravagância para época devido ao seu alto custo (65 centavos) — afinal era só um pedaço de papel retangular.

8 months ago | [YT] | 9

Garota vintage

O inferno nas trincheiras e a "terra de ninguém"

Ao final de 1914, a guerra havia se tornado mais lenta. Nas trincheiras, os soldados planejavam as próximas ações, mas também era comum que ficassem dias sem disparar um único tiro. Em algumas etapas do conflito, foi comum passar meses dentro delas.


O problema é que as trincheiras ofereciam um espaço reduzido e quase nenhuma estrutura. Por mais que os soldados colocassem sacos de areia e placas de madeira para impedir a água de entrar, como em dias de chuva, elas logo se transformavam em grandes lamaçais.


Isso sem falar que todas as refeições e necessidades fisiológicas precisavam ser feitas dentro das trincheiras. As condições eram, portanto, insalubres. Muitos soldados morreram não pelos tiros, mas sim por disenteria, febre tifoide, inflamações e outras doenças.
Um problema comum, na época, foi o pé-de-trincheira: o pé, molhado por períodos gigantes, começava a necrosar. Era necessário decidir entre uma amputação ou uma morte por infecção. Vale lembrar que, à época, os antibióticos ainda não tinham sido descobertos.
O território entre as duas trincheiras inimigas era chamado de "terra de ninguém", uma região cheia de estilhaços, pólvora e arame farpado — além da ameaça de morrer bombardeado pelo inimigo. Então, enclausurados nas trincheiras, os soldados também sofriam com a saúde mental.
Quando uma ação enfim acontecia, geralmente era um ataque-surpresa: os alemães saíam no meio da noite para pegar os inimigos pela retaguarda, enquanto os franceses faziam ataques rápidos pela frente ou pelos flancos. De qualquer forma, muitos soldados morriam com lança-chamas, bombas ou o temido gás-mostarda, uma arma química que corrói o organismo.


E quanto aos corpos que se acumulavam após um ataque, onde eles ficavam? Nas trincheiras, até poderem ser removidos.

8 months ago | [YT] | 16

Garota vintage

MITO OU VERDADE: Primeira Guerra Mundial foi a pior batalha da história?



O senso comum por vezes perpetua a ideia de que a Primeira Guerra Mundial foi o conflito mais desagradável e arrasador já visto na história. Ainda que proporcionalmente os estragos tenham sido grandes, é impreciso afirmar que a guerra tenha sido a pior e mais devastadora.


Acontece que se tratava de uma geração de cidadãos e militares que não tinham vivenciado o terror de uma guerra de modo tão próximo. Foi especialmente a literatura, por meio de poetas e romancistas, que ajudou a eternizar esse mito. Criou-se no imaginário coletivo essa terrível imagem daquele conflito como o mais tenebroso, o que não é verdade.

8 months ago | [YT] | 4

Garota vintage

Se Hitler formou o Terceiro Reich, quais eram os outros dois?


Em 1933, Adolf Hitler tornou-se Chanceler da Alemanha sob representação do Partido Nazista e o chamado Terceiro Reich teve seu início — acabando oficialmente em 1945 com o fim da Segunda Guerra Mundial. No entanto, se os nazistas formaram o Terceiro Reich, isso também significa que existiram outros dois antes disso, certo?


o título de "Terceiro Reich" foi mencionado pela primeira vez como o título de uma obra do autor e historiador Arthur Moelle van den Bruck, em 1923, na Alemanha.


O Primeiro Reich é como os historiadores chamavam o Império da Europa Central, uma força estabelecida por Carlos Magnos nos anos 800. No papel, esse domínio durou quase 1000 anos, até que Francisco II da Áustria abdicasse seu comando após uma derrota para Napoleão em Austerlitz.


O Primeiro Reich era um reino unido pela língua, e não pela etnia. Muito disso tem a ver com o fato do Império ser composto majoritariamente de germânicos, mas também de italianos e eslavos.


Com um século XIX tumultuado por múltiplos conflitos bélicos, o rei da Prússia obteve a ajuda de seus generais para derrotar os franceses sob o comando do Imperador Napoleão III em 1871. Durante uma ocupação de Paris, Bismarck passou a ser chamado de Kaiser (Imperador) da maioria das nações de língua alemã.


Foi assim que surgiu o Império Alemão, chamado pelos nazistas de Segundo Reich. O velho império derrubado pelos franceses estava novamente unificado e operante. Esse era um governo mais propenso à inovação, mas durou pouco até cair em 1918.


Dessa maneira, surgiu a esperança de que um "Terceiro Império" fosse estabelecido como uma continuação dos outros dois anteriores. Porém, agora com visões de unidade e soberania. Essa brecha histórica permitiu aos nazistas implantar suas ideologias em território germânico e herdar o nome de Terceiro Reich.

11 months ago | [YT] | 8

Garota vintage

E se Hitler tivesse sido capturado vivo no fim da Segunda Guerra Mundial?


O infame líder nazista Adolf Hitler pôs fim à própria vida em 30 de abril de 1945. Na verdade, pode-se dizer que ele já estava morrendo aos poucos desde o início daquele ano, conforme a Alemanha se aproximava da derrota na Segunda Guerra Mundial — e o sonho do Terceiro Reich, com sua raça ariana pura, ficava cada vez mais distante.


Por isso, ao descobrir que seu aliado de primeira hora, Benito Mussolini, tinha sido executado violentamente na Itália, só restou uma solução, o suicídio.


Mas se ele tivesse sido capturado vivo o que aconteceria?


Para o primeiro-ministro britânico Winston Churchill queria Hitler morto ao final da Segunda Guerra Mundial. Ele defendia que o líder nazista fosse executado em uma cadeira elétrica. Para Churchill, esse era o método mais indicado para alguém que ele considerava um gângster.


Porém, os líderes dos outros países aliados não concordavam com essa solução tão drástica. mas primeiro-ministro britânico continuava defendendo essa ideia da execução sumária, sem direito à defesa. Segundo ele, qualquer julgamento para um homem como Hitler seria uma farsa.


Já Josef Stalin, o líder da União Soviética, defendia o julgamento dos nazistas em um tribunal. Para Stalin, a corte era um "teatro" político importante e um julgamento depois da Segunda Guerra serviria para aumentar a união entre seu povo, bem como o prestígio internacional de seu país.


a União Soviética chegou a realizar inúmeros julgamentos encenados, cujo o resultado sempre foi a condenação de Hitler.

11 months ago | [YT] | 7

Garota vintage

COMEÇANDO DE CARA NOVA PARA 2025🎀

O Retrato de Nanette Kaulla🪞

O pintor Joseph Karl Stieler 🎨

A pintura faz parte da galeria de belezas do rei Ludwig I. O retrato foi criado em 1829 e mostra Kaulla, então com 17 anos, que também era chamada de “a judia mais bonita de Munique ”.

Nanette R. Kaulla nasceu em Munique em 1812. Seu pai era o agente da corte e presidente da comunidade judaica em Munique, Jacob Raphael Kaulla.

Em 1834, ela se casou com o comerciante de Munique Salomon Joseph Heine (1803–1863). Ela morreu sem filhos em novembro de 1876.

11 months ago (edited) | [YT] | 20