TV Lupa1 Oficial

Canal de vídeo da TV Lupa 1, portal de notícias Lupa 1. Publicações de, telejornais, reportagens, entrevistas e outros produtos com a nossa marca e/ou de parceiros. Além de toda nossa programação ao vivo com os programas Alô 190 e Alerta Lupa 1.

Na TV, em Teresina e Timon canal 8.1, em Macapá canal 5.1


TV Lupa1 Oficial

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, vai nomear Antônio Luiz, atual secretário de Saúde, como novo titular da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Ele vai assumir o cargo após a saída de Chico Lucas, escolhido para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública, no âmbito do Ministério da Justiça.

Servidor de carreira e integrante do núcleo mais próximo do governador, Antônio Luiz vai chegar à Segurança Pública com uma trajetória consolidada na administração estadual. Oriundo da Secretaria da Fazenda, ele já ocupou o cargo de secretário em diversas ocasiões de forma interina e atuou em áreas estratégicas da gestão fiscal e administrativa do Piauí.

Nos bastidores, outros nomes foram ventilados para assumir a pasta, especialmente os delegados Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança, e Anchieta Nery, diretor de Inteligência Estratégica da Segurança Pública. Ambos eram apontados como favoritos por setores da própria área, diante de suas atuações técnicas.

Apesar das expectativas em torno dos delegados, o governador vai optar por um perfil político-administrativo, apostando em alguém de extrema confiança para conduzir a transição e garantir a continuidade das diretrizes da política de segurança implantadas nos últimos anos.

@rafael.fonteles
@antonioluiz_sec

1 hour ago | [YT] | 0

TV Lupa1 Oficial

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, foi escolhido para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A indicação partiu do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que o elegeu como representante dos secretários estaduais de todo o país, em uma decisão construída por consenso e que reuniu apoio de gestores de diferentes espectros políticos.

Ainda na manhã desta quarta-feira (21), a TV Lupa1 já havia divulgado que a mídia nacional apontava Chico Lucas como nome com respaldo políticono Palácio do Planalto, inclusive com aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informação que reforçou a consolidação da escolha anunciada ao longo do dia.

A indicação consolida o reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido por Chico Lucas à frente da Segurança Pública do Piauí, cuja gestão passou a ser referência para outros estados e para o próprio Ministério da Justiça. O modelo implantado no estado se destacou pela combinação de tecnologia, integração entre instituições, inteligência policial e políticas alinhadas à preservação dos direitos humanos.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, Chico Lucas iniciou a trajetória no serviço público ainda jovem: foi policial rodoviário federal aos 19 anos e, aos 25, tornou-se procurador do Estado do Piauí. Também presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, entre 2016 e 2018, e atuou como diretor-geral do Instituto de Terras do Piauí de 2019 a 2022.

À frente da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Chico Lucas liderou a criação e a execução de programas considerados estratégicos. Entre eles, o Meu Celular de Volta, iniciativa responsável pela recuperação de mais de 14 mil aparelhos roubados ou furtados e que contribuiu para uma redução superior a 50% nos crimes dessa natureza no Piauí. O projeto passou a integrar o programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça, e serviu de base para ações semelhantes em outros estados.

ATENÇÃO: LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO LUPA1.COM

Acesse mais rápido nos stories.

@chicolucas_

1 hour ago (edited) | [YT] | 0

TV Lupa1 Oficial

A deputada estadual Simone Pereira participa, em Brasília, da Imersão 2026 da Fundação Ulysses Guimarães (FUG Nacional), evento que reúne lideranças políticas de todo o país para atividades de formação, diálogo e planejamento político.

A parlamentar está no encontro representando o presidente da FUG Piauí, deputado Henrique Pires. A programação da imersão teve início na terça-feira (20) e segue nesta quarta-feira (21), com debates, palestras e momentos de troca de experiências entre parlamentares e dirigentes partidários.

Ligada ao MDB, a Fundação Ulysses Guimarães atua na formação política e no fortalecimento institucional do partido, promovendo espaços de reflexão sobre o cenário político e os desafios da atuação pública.

Aproveitando a agenda em Brasília, Simone Pereira também realizou uma visita institucional à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que reúne parlamentares estaduais de todo o país e atua no fortalecimento do Poder Legislativo nos estados.

Para Simone Pereira, a Imersão 2026 é uma oportunidade de aprendizado e alinhamento.

"Momentos como esse fortalecem o diálogo e contribuem para uma atuação parlamentar mais qualificada, conectada com os desafios dos estados e municípios”, destacou a deputada.

8 hours ago | [YT] | 2

TV Lupa1 Oficial

Por Honorina Melo

O 4º Juizado Especial Cível da Comarca de Teresina condenou as influenciadoras Thamyres Leite Moura Sampaio e Thayres Leite Moura Coelho ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais à advogada Nathalia de Freitas Costa dos Santos. A decisão também determina a retirada das postagens consideradas ofensivas e a realização de retratação pública por meio de vídeo no Instagram.

As informações constam em dados públicos do processo, divulgados inicialmente pelo jornalista José Ribas Neto, do Portal AZ.

O caso teve início após a advogada relatar, em 2025, um possível problema durante o abastecimento de seu veículo em um posto ligado à rede das influenciadoras. Depois da divulgação do caso, a advogada afirmou ter sido alvo de comentários que considerou ofensivos, o que motivou o processo judicial.

Na sentença, o magistrado destacou que as publicações analisadas ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e atingiram a honra da autora. O juiz também ressaltou que influenciadores digitais têm maior responsabilidade devido ao alcance de suas postagens. Mesmo sem citação direta do nome, o contexto permitiu a identificação da advogada.

A decisão ainda não é definitiva e cabe recurso.

Conteúdo jornalístico e informativo, baseado em documentos oficiais e declarações públicas, sem caráter sensacionalista.

9 hours ago | [YT] | 1

TV Lupa1 Oficial

O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, que estava cotado para assumir o Ministério da Segurança Pública do governo Lula, caso fosse criado, está prestes a assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Jovem Pan, que está entre os veículos nacionais que dão como certa a nomeação de Chico Lucas, apurou que Chico Lucas esteve em Brasília nesta terça-feira (20) para uma reunião com o novo ministro da Justiça e Segurança, Wellington César Lima e Silva, mas o convite ainda não foi formalizado.

A reportagem também apurou que o ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, que também é piauiense como o indicado, levou o nome de Chico Lucas ao presidente Lula.

Fontes do Planalto dizem que Lula aprovou a indicação.

Chico Lucas surgiu no cenário nacional através do Consep (Conselho dos Secretários de Segurança Pública) como indicado ao cargo de ministro da Segurança, pasta que foi promessa de campanha de Lula, mas ainda não foi criada, mesmo com a saída de Ricardo Lewandowski neste mês, o que foi interpretada pelos secretários de Segurança do país como momento "oportuno e estratégico".

Chico Lucas surgiu no cenário nacional através do Consep (Conselho dos Secretários de Segurança Pública) como indicado ao cargo de ministro da Segurança, pasta que foi promessa de campanha de Lula, mas ainda não foi criada, mesmo com a saída de Ricardo Lewandowski neste mês, o que foi interpretada pelos secretários de Segurança do país como momento "oportuno e estratégico".

Ao seu favor, segundo informações do Governo do Piauí, na gestão de Chico Lucas o percentual de roubo de celulares no estado caiu mais de 50%, além das taxas de roubo de veículos e homicídio que caíram pouco mais de 30%.

Chico Lucas é filiado ao PT e já esteve com o presidente, pessoalmente, em outras oportunidades.

9 hours ago | [YT] | 2

TV Lupa1 Oficial

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE), informou nesta quarta-feira (21) que Teresina completou 15 dias sem registros de homicídios nos primeiros 20 dias de janeiro de 2026.

Segundo o levantamento, cinco ocorrências desse tipo foram contabilizadas no início do mês, sendo a última no dia 5 de janeiro. O resultado é atribuído às ações integradas de segurança voltadas à preservação de vidas, ao reforço do policiamento qualificado e às iniciativas do programa Pacto Pela Ordem.

Para o gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP-PI, João Marcelo Brasileiro, o acompanhamento diário dos indicadores contribui para ajustes mais eficientes nas estratégias adotadas.

“O monitoramento constante auxilia em decisões mais assertivas e fortalece as políticas públicas de segurança”, afirmou.

Conteúdo jornalístico e informativo, sem caráter sensacionalista. Dados baseados em informações oficiais. Confira a matéria completa no Lupa1.

11 hours ago | [YT] | 0

TV Lupa1 Oficial

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí determinou o bloqueio das contas bancárias da Prefeitura de Uruçuí após constatar a ausência de prestação de contas relacionada a um processo seletivo simplificado realizado pela gestão municipal no exercício de 2025. A medida cautelar foi adotada diante do descumprimento do dever constitucional de transparência e prestação de contas por parte do Executivo.

A decisão atinge diretamente a administração comandada pelo prefeito Gilberto Gonçalves Silva Junior, que deixou de encaminhar ao Tribunal os documentos e informações referentes ao processo seletivo regido pelo Edital nº 14/2025, destinado à contratação temporária de pessoal. A falha foi identificada durante fiscalização concomitante realizada pelo órgão técnico da Corte.

Segundo o entendimento do Tribunal, a omissão compromete a análise da legalidade do procedimento e inviabiliza o controle externo dos atos administrativos, ferindo princípios básicos da administração pública. A ausência de documentação dentro do prazo legal foi considerada um desrespeito ao dever de prestar contas e ao direito da sociedade à boa administração.

Ao analisar o caso, a relatoria entendeu que estavam presentes os requisitos legais para a concessão da medida cautelar: a existência de indícios suficientes de irregularidade e o risco de prejuízo à fiscalização e ao interesse público caso a situação persistisse. A decisão ressaltou que a não apresentação das informações impede a verificação da regularidade das contratações realizadas pela prefeitura.

Com isso, foi determinado o bloqueio das movimentações financeiras das contas do município até que toda a documentação exigida seja encaminhada e devidamente analisada pelo Tribunal. A medida poderá ser revertida assim que o órgão técnico atestar a regularização das pendências.

A decisão foi assinada pela conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, relatora do processo, e reforça o entendimento do Tribunal de Contas do Estado do Piauí de que a omissão na prestação de contas é falta grave e passível de sanções imediatas, inclusive com impacto direto no funcionamento financeiro da administração municipal.

13 hours ago | [YT] | 1

TV Lupa1 Oficial

O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri, recomendou à prefeita do município, Jove Oliveira, a suspensão imediata de contratos firmados para a realização do evento “Corso PeryPery 2026”, previsto para os dias 6 e 7 de fevereiro. A recomendação é assinada pelo promotor de Justiça Márcio Carcará.

A medida foi adotada após análise de documentos que indicam a contratação de atrações artísticas no valor total de R$ 450 mil, sendo R$ 150 mil para o artista “O Kannalha” e R$ 300 mil para “Igor Kannario”. Esses gastos superam a dotação orçamentária prevista para contratações artísticas ao longo de todo o exercício financeiro de 2026, além de ocorrerem em um contexto de situação de emergência reconhecida pelos governos estadual e federal, em razão da seca prolongada que afeta o município.

Segundo o representante do Ministério Público, a destinação de recursos para festividades neste cenário contraria os princípios da moralidade administrativa, economicidade e razoabilidade, podendo comprometer a oferta de serviços essenciais à população, como segurança hídrica, saúde e assistência social.

O MPPI também alerta para a necessidade de observância à Lei de Responsabilidade Fiscal, à Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e às orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PI), que consideram ilegítimas despesas com eventos quando estas prejudicam o cumprimento de metas fiscais ou a prestação de serviços essenciais.

A recomendação estabelece três providências: a suspensão da execução dos contratos já firmados para as atrações artísticas do evento; a abstenção de celebrar novos contratos ou compromissos financeiros relacionados ao Corso, enquanto perdurar a situação de emergência; e a redimensionamento do evento, reduzindo custos e priorizando artistas locais, ou realizar festividades apenas após o término da vigência dos decretos de emergência.

Foi estabelecido o prazo de 48 horas para que a gestão municipal informe à Promotoria sobre o acatamento ou não da recomendação, sob pena de adoção de medidas administrativas e judiciais cabíveis.

13 hours ago | [YT] | 2

TV Lupa1 Oficial

Em entrevista exclusiva à coluna, o ex-governador Hugo Napoleão falou com a franqueza de quem já atravessou muitas eleições e não deve atalhos ao calendário.

Para o senado, o primeiro voto está definido: Júlio César. O segundo, porém, segue em compasso de espera.

Hugo admite que a decisão ainda está em aberto entre os dois nomes de peso: Marcelo Castro e Ciro Nogueira. O que mantém seu apoio como peça cobiçada no xadrez de 2026.

No estilo que lhe é próprio, prefere observar o movimento das peças antes de bater o martelo. Hugo não detém “colégios eleitorais”, mas tem um legado que ainda pode render muitos votos: é amado pelas servidores públicos estaduais e tem uma imagem muito positiva diante de grande parte da população mais idosa, aquela que o teve como governante.

15 hours ago | [YT] | 0

TV Lupa1 Oficial

O encontro entre o presidente da APPM, Pompílio Evaristo, o “Pompilim”, e a cúpula do Progressistas teve menos de cortesia e muito mais de ato político. Filiado ao PSD, Pompilim recebeu o senador Ciro Nogueira, o deputado federal Átila Lira e Joel Rodrigues, dirigente estadual do Progressistas e nome cada vez mais citado como possível candidato ao governo.

Durante a conversa, o dirigente municipalista fez questão de destacar a trajetória de Ciro na construção de relações institucionais com prefeitos de diferentes partidos, sinalizando que o diálogo extrapola fronteiras partidárias.

Ao ser provocado sobre a disputa ao senado, Pompilim foi objetivo, não dedou dúvidas: manifestou apoio a Júlio César, do PSD, e a Ciro Nogueira. A declaração revela um cálculo político típico de quem entende que, no universo dos municípios, alianças se constroem pela capacidade de articulação e não apenas pela legenda.

15 hours ago | [YT] | 0