Produzindo conteúdo sobre História e Ciências Humanas, o grupo Aqui se faz História realiza entrevistas com historiadores e historiadoras, bem como pesquisadores de outras áreas, para divulgar o conhecimento histórico e aproximar a pesquisa científica da sociedade. Canal mantido por Bruno Benevides, Bruno Godinho e Renato Pessanha.
—
Making content about History and Humanities, Aqui se faz História interviews historians, as well as researchers of other fields in Humanities, to divulge historical knowledge and aproximate scientific research and society. This channel is maintained by Bruno Benevides, Bruno Godinho and Renato Pessanha. For English speakers, all of our videos have English subtitles.
Aqui se faz História
Uma pequena pausa nas ruínas históricas para o falarmos das ruínas cinematográficas. Nesse programa falaremos brevemente sobre o filme de "Filhos da Esperança" (Alfonso Cuáron, Reino Unido/EUA, 2006). Vem com a gente!
#childrenofmen #filhosdaesperança #cinema #cinemaehistória #cliveowen #juliannemoore #alfonsocuarón
2 years ago | [YT] | 0
View 0 replies
Aqui se faz História
AQUI SE FAZ HISTÓRIA INDICA
Filme: O ovo da serpente
Dir: Ingmar Bergman
Ano: 1977
Origem: Alemanha e EUA
Berlim, final dos anos 20 e início dos anos 30, a Alemanha ainda sofre os consequências da Primeira Guerra Mundial. Abel Rosenberg (interpretado por David Carradine), um artista americano desesperado que se muda para Berlim em busca de trabalho e de seu irmão desaparecido. Rosenberg consegue refúgio no apartamento de um cientista, que também lhe oferece emprego. Porém, aos poucos ele descobrirá uma terrível verdade naquele lugar, e que tudo isso tem a ver com o suicídio de seu irmão. O filme de Bergman retrata a atmosfera pré-nazista em Berlim, realizando uma análise das raízes da ascensão do nazismo, e abordando temas como temas como a crise econômica, a inflação, o desemprego, a decadência moral, a manipulação da mídia, a paranoia e a busca por um salvador. Bergman retrata uma sociedade doente e desesperada, em que as pessoas buscam soluções fáceis para seus problemas, sem questionar as consequências de suas escolhas. Ele faz uma crítica ao fascismo, ao nazismo e a outras formas de autoritarismo, alertando sobre os perigos do fanatismo e da intolerância. Destaque para a marcante fotografia do filme é marcante, com uma paleta de cores escuras e uma atmosfera opressiva que transmite a sensação de uma cidade prestes a explodir. A trilha sonora também é intensa, com músicas clássicas que acentuam a tensão e o clima de tragédia iminente.
"O ovo da serpente" é um filme denso e perturbador, que retrata a fragilidade da sociedade e a facilidade com que as pessoas se deixam levar por ideias perigosas. É uma obra-prima do cinema que provoca reflexão e debate sobre temas tão relevantes e atuais.
#ovodaserpente
#ingmarbergman
#cinemaehistória
#instamovies #instafilmes #histórianocinema #davidcarradine #livullmann #antifa
2 years ago | [YT] | 2
View 0 replies
Aqui se faz História
Fala pessoal! Vídeo novo na canal! Daremos início à resolução da prova de história do vestibular da Uerj de 2021. Vamos compartilhar e democratizar o conhecimento?!
2 years ago | [YT] | 0
View 0 replies
Aqui se faz História
Vídeo curto sobre a A Batalha de Stalingrado
2 years ago | [YT] | 0
View 0 replies
Aqui se faz História
uerj #vestibular #enem #colonialismo #colonizacao
Questão nova no ar, meu povo!
2 years ago | [YT] | 1
View 0 replies
Aqui se faz História
#uerj #vestibular #enem #JK
Questão nova no ar!
2 years ago (edited) | [YT] | 1
View 0 replies
Aqui se faz História
Aktion T4 foi um programa de eutanásia em massa executado pelos n0zist0s durante a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de eliminar indivíduos considerados "indesejáveis" pelo regime n0zist0, dentre eles doentes mentais, loucos, deficientes físicos, etc. Esse programa recebeu seu nome devido à sede da organização responsável, a Central de Cuidados e Eutanásia do Reich, localizada na rua Tiergartenstrasse 4 (T4) em Berlim.
.
O programa começou em 1939, e inicialmente foi dirigido para pessoas com deficiências físicas e mentais. A ideia de eliminar essas pessoas era considerada uma forma de "purificar" a raça alemã e eliminar aqueles considerados um "fardo" para a sociedade. Os indivíduos selecionados foram submetidos a um processo de avaliação e, se considerados "incapazes", eram encaminhados para instituições que realizavam a eutanásia.
.
Os médicos n0zist0s utilizaram técnicas de extermínio em massa, incluindo a injeção letal e a câmara de gás, para matar mais de 200.000 pessoas entre 1939 e 1945. O programa acabou em 1941 após as críticas internas e externas, mas a prática de eliminação dos "indesejáveis" continuou em outros lugares, incluindo campos de concentração.
#alemanha #segundaguerramundial #psicologia #psiquiatria #medicina #historia
2 years ago | [YT] | 2
View 0 replies
Aqui se faz História
O livro "Africa as a Living Laboratory: Empire, Development, and the Problem of Scientific Knowledge, 1870-1950" foi escrito pelo historiador norte-americano Helen Tilley e publicado em 2011 pela editora The University of Chicago Press.
A obra aborda o papel da ciência na história da colonização da África pelos países europeus, analisando como o continente foi transformado em um "laboratório vivo" para experimentos científicos em áreas como medicina, agricultura, antropologia e geografia.
Tilley argumenta que a África foi uma espécie de "campo de testes" para o desenvolvimento de teorias e práticas científicas, muitas vezes com resultados desastrosos para as populações locais. O livro mostra como os cientistas europeus muitas vezes ignoravam o conhecimento e as práticas locais em favor de seus próprios métodos, e como isso levou a muitas falhas e desastres.
#africa
#medicina
#historiadaafrica
#enem
#vestibular
#colonization
#colonização
#history
2 years ago | [YT] | 1
View 0 replies