Julio Pereira - Neurocirurgião

O maior Canal de Neurocirurgia do mundo. Vinculado ao Blog @neurocirurgiabr
Júlio Pereira é médico formado pela UFBA e residência de Neurocirurgia na Santa Casa/BH. Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.Fellow em Radiocirurgia e Neurocirurgia Funcional pela Universidade da Califórnia Los Angeles (UCLA) – Estados Unidos. Editor do Neurosurgery Blog (www.neurocirurgiabr.com) e autor de 4 livros.
Atuando no Hospital Sírio-Libanês e na BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
✉️ E-mail : neurocirurgiabr@gmail.com
☎️ Telefone: +55 (11) 4200-2300
🏥 Whatsapp: +55 (11) 99503-8838‬

Informações sobre alguma doença Neurológica ou sobre Neurocirurgia veja nos sites:

🤕 Tumor Cerebral tumor-cerebral.com/
😷 Radiocirurgia radiocirurgia.com.br/
🧠 Câncer www.neurocancer.com/
🫀 Aneurisma Cerebral aneurismacerebral.org/
👨🏽‍⚕️ Coluna e Dor cirurgianacoluna.com/
👨🏻‍🏫 Informações para Estudantes de Medicina weneuro.com/


Julio Pereira - Neurocirurgião

It’s time!

10 hours ago | [YT] | 438

Julio Pereira - Neurocirurgião

@ebc Cérebro, intestino, fígado, pulmões e pâncreas são órgãos particularmente suscetíveis aos impactos negativos do calor extremo. O aumento da temperatura pode levar a estresse, insuficiência cardíaca e lesão renal aguda por desidratação. A queda da pressão arterial também é um problema recorrente, como esclarece o médico e neurocirurgião Júlio Pereira. agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/sau…

4 days ago | [YT] | 193

Julio Pereira - Neurocirurgião

@revistapegn Um novo estudo, realizado pelo Instituto Latino-Americano de Saúde Cerebral (BrainLat) e publicado na revista Nature Communications aponta que adotar uma atividade criativa pode fazer o cérebro operar como se fosse cinco anos mais jovem.

O neurocirurgião Julio Pereira, da Beneficência Portuguesa e do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo diz que os resultados do estudo corroboram a realidade clínica: atividades de lazer desafiadoras funcionam como uma “musculação” para o CÉREBRO. revistapegn.globo.com/gestao-de-pessoas/noticia/20…

2 weeks ago | [YT] | 275

Julio Pereira - Neurocirurgião

O neurocirurgião Julio Pereira explica que a musculatura do rosto é extremamente ativa, principalmente a responsável pela mímica facial e pelo ato de piscar. Ele lembra que os músculos da região ocular trabalham sem interrupção, já que piscar é essencial para manter a lubrificação dos olhos e proteger a visão. ndmais.com.br/saude/olho-tremendo-pode-ser-sinal-d…

1 month ago | [YT] | 241

Julio Pereira - Neurocirurgião

@metropoles O neurocirurgião Júlio Pereira, ressalta que exames funcionais não fazem parte da rotina para pessoas jovens e saudáveis e que, na maioria das vezes, são usados em pesquisas ou em doenças neurocognitivas.

“Não existe hoje um teste padronizado para avaliar atividade cerebral de alguém sem sintomas e tomar decisões clínicas a partir disso”, afirma.
Ele observa que achados como o exibido no programa não costumam prever riscos futuros. “Mesmo o médico que avaliou Kim não sugeriu consequências clínicas”, acrescenta. www.metropoles.com/saude/atividade-cerebral-caso-k…

1 month ago | [YT] | 127

Julio Pereira - Neurocirurgião

O que a ciência diz sobre a higiene do sono?
A higiene do sono é a base para otimizar o descanso. E sua importância da rotina e do ambiente (escuridão total) para um descanso reparador e para a saúde mental é inegável.

Isso inclui evitar estimulantes e grandes refeições à noite. O álcool e a cafeína podem fazer você “apagar”, mas fragmentam o sono, impedindo que o sono profundo e o REM ocorram de forma eficiente. www.correiobraziliense.com.br/cbradar/habito-notur…

1 month ago | [YT] | 222

Julio Pereira - Neurocirurgião

@ebc A ciência já comprovou: noites mal dormidas estão associadas a uma série de doenças crônicas, incluindo hipertensão, diabetes tipo 2, depressão e até doenças cardiovasculares. Como revela o neurocirurgião Júlio Pereira. agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/ger…

1 month ago | [YT] | 492

Julio Pereira - Neurocirurgião

IT’s TIME! 🧠

1 month ago | [YT] | 345

Julio Pereira - Neurocirurgião

Não é à toa que diabetes, colesterol e hipertensão arterial estejam na lista dos fatores de risco para demência. A explicação está ligada à circulação sanguínea. Como ressalta o NEUROCIRURGIÃO JÚLIO PEREIRA, o cérebro consome cerca de 25% da energia produzida pelo organismo, embora represente apenas 2% do peso corporal. “Qualquer problema que dificulte a chegada do sangue ao cérebro, pode alterar a vascularização do órgão e predispor a um quadro demencial”, esclarece. istoesaude.com.br/saiba-como-manter-o-cerebro-afia…

2 months ago | [YT] | 336