Olá, tudo bem? Eu sou Gabriel Nogueira, o narrador do canal Mundo Indomável! Vou falar um pouco sobre o canal: O nome "Mundo Indomável" sugere algo que não pode ser facilmente controlado, contido ou compreendido totalmente. No contexto da astronomia e do Universo, essa ideia pode ser associada à vastidão inexplorada do espaço, à natureza imprevisível dos corpos celestes e aos muitos mistérios que ainda estão por ser desvendados. Agora, sobre esse nicho de Universo, gosto de fazer vídeos explicativos sobre astronomia e tudo que envolva a ciência, curiosidades e mistérios do espaço. Sempre gostei de aprender diversas coisas sobre o cosmos quando era criança, até porque há muito para ser descoberto. O objetivo aqui é levar você - amante de conhecimento - a conhecer melhor o nosso Universo. Veja as playlists: Cosmos, Humanidade, Mistérios, NASA e Descobertas, Cenários Hipotéticos ou Curiosidades. Divirta-se!!
Inscreva-se no canal e deixe o seu like👍 Vamos levar esse canal para frente ✅
Mundo Indomável
Essa é uma das únicas imagens em cores reais tiradas de Netuno pela sonda Voyager 2, em 1989. A mancha escura que você vê é um grande ciclone chamado "Grande Mancha Escura", uma tempestade com ventos que chegam a 2.000 a 2.100 km/h. Essas medições foram possíveis graças as imagens que a Voyager 2 fez de Netuno. Ao comparar as imagens em intervalos de tempo diferentes, percebemos que essa mancha se move pelo planeta, e assim, os astrônomos puderam medir a velocidade de seus ventos.
3 days ago | [YT] | 714
View 21 replies
Mundo Indomável
A primeira imagem tirada de outro sistema planetário, chamado de TYC 8998-760-1. O nome é ruim kkk, mas a imagem é incrível, pois nela você pode ver a estrela central um pouco a esquerda e rodeada por gases brilhantes. Isso significa que essa estrela ainda está se formando. Porém, sua luz foi bloqueada por um instrumento chamado coronógrafo aqui na Terra. E ao redor dela, há pelo menos nove pontinhos brilhantes, que são exoplanetas gasosos e gigantes. Esse sistema está a 300 anos-luz da Terra e é nossa primeira visão de outro sistema além do nosso!
1 week ago (edited) | [YT] | 530
View 23 replies
Mundo Indomável
Além dos vídeos pedidos por alguns inscritos que eu estou fazendo ou vou fazer, eu tenho a idéia de trazer mais um vídeo futuro sobre o filme Interestelar. Mas diferente do primeiro vídeo que fiz (Como Seria Viver no Planeta Miller), esse segundo vídeo seria explorando melhor cada planeta: Miller, Edmunds e Mann. E também a estrela Pantagruel que orbita Gargântua. Mas a diferença nesse vídeo é que vamos cair dentro do buraco negro Gargântua, e encontrar o Tesseract lá dentro. O Tesseract é uma estrutura de 4 dimensões, que foi criada por seres evoluídos no filme. E aí, o que acham? Mas lembrando: não vai ter como voltar para a Terra igual no primeiro vídeo que fiz. É uma viagem só de ida!.
A segunda imagem aí é o astronauta dentro do Tesseract.
2 weeks ago (edited) | [YT] | 185
View 6 replies
Mundo Indomável
Essa imagem é ilustrativa, mas esse asteroide, chamado 16 Psyche, é real e está localizado no cinturão de asteroide entre Marte e Júpiter. Mas o que mais chama atenção nele é que é feito principalmente de ferro, níquel e com possíveis traços de ouro, platina e outros metais preciosos. Alguns astrônomos estimam que o valor total de seus metais poderia ultrapassar 10 quatrilhões de dólares, (muito mais do que toda a economia mundial atual!). Só que nós ainda não exploramos ele porque não temos tecnologia avançada de mineração de asteroides. Isso ainda é ficção. Além disso, 16 Psyche está a cerca de 370 milhões de km da Terra. Qualquer missão para esse asteroide levaria no mínimo 6 anos, o que daria bilhões de dólares para realizar, e o retorno financeiro não é garantido. E se todo esse metal chegasse à Terra de uma só vez, colapsaria o mercado global de metais preciosos. Poderia gerar instabilidade econômica em vez de equilíbrio.
2 weeks ago | [YT] | 339
View 13 replies
Mundo Indomável
Eu espero que você esteja preparado para esse vídeo que vai sair no canal muito breve! Uma Jornada ao Pulsar - um tipo de Estrela de Nêutrons - mais próximo da Terra. Essa imagem já lhe mostra o que te espera.
3 weeks ago (edited) | [YT] | 355
View 20 replies
Mundo Indomável
A incrível e magnífica Galáxia do Condor, localizada a 212 milhões de anos-luz da Terra, e medindo 522 mil anos-luz de diâmetro, sendo cinco vezes maior que a Via Láctea! Ela possui apenas dois braços espirais gigantes que foram esticados devido a uma interação com uma galáxia menor chamada IC 4970, visível acima dela. A interação fez com que os braços se estendessem por distâncias enormes, tornando Condor a maior galáxia espiral conhecida em termos de diâmetro. Já o brilho avermelhado é apenas uma estrela dentro da Via Láctea, que está bem nossa linha de visão!
3 weeks ago | [YT] | 540
View 9 replies
Mundo Indomável
Galera, essa imagem é um mapa astronômico de raios-X e infravermelho do centro da nossa galáxia, obtido por telescópios como o Chandra e outros observatórios espaciais. Ou seja, alguns telescópios especiais observaram a região central da Via Láctea, e depois pegamos as imagens e juntamos para formar esse mapa. Há um círculo vermelho no centro, que mostra o centro onde o buraco negro supermassivo Sagittarius A* está localizado, que inclusive, está brilhando forte em infravermelho. Os outros pequenos círculos são candidatos a pequenos buracos negros ou estrelas de nêutrons. Já a mancha brilhante no canto inferior direito é uma fonte de raios-X energética, provavelmente um sistema binário de raios-X com um buraco negro ou estrela de nêutrons.
4 weeks ago (edited) | [YT] | 272
View 7 replies
Mundo Indomável
Essa é a galáxia M87, sendo do tipo elíptica gigante. No centro dessa galáxia há um buraco negro supermassivo chamado M87*, com 6,5 bilhões de massas solares - que inclusive foi o primeiro que conseguimos uma foto lá em 2019. Perto do centro da galáxia, há jato azul brilhante. Esse jato é chamado de "jato relativístico", e foi lançado a altíssimas velocidades pelo buraco negro no centro. Esse jato se estende por cerca de 5.000 anos-luz no espaço. A galáxia está em luz visível, mas o jato é uma mistura de Rádio, Ultravioleta e Raios X.
1 month ago | [YT] | 531
View 13 replies
Mundo Indomável
Já pensou: você está viajando pelo espaço, conhecendo cada canto do cosmos, quando do nada, uma força invisível te puxa com violência! Um buraco negro! O pior é que dependo do tipo de buraco negro, você nem perceberia que estava ali. Um buraco negro de massa estelar é pequeno, e na maioria das vezes não possui disco de acreção ao seu arredor - que é aquele disco de matéria quente em torno deles. Já os supermassivos - encontrados no centro das galáxias - você veria apenas o disco de matéria quente ao redor, mas não o buraco negro em si. Mas de qualquer forma, sua morte é garantida!
1 month ago (edited) | [YT] | 300
View 24 replies
Mundo Indomável
Uma imagem em ultravioleta da estrela Sirius - na verdade sistema Sirius! Além dela ser a mais brilhante do céu noturno, Sirius é um sistema binário, composto por uma estrela azul um pouco maior que o Sol, chamada Sirius A, e uma estrela anã branca, chamada Sirius B. Inclusive, essa imagem foi feita no ultravioleta pois acaba nos revelando melhor a pequena Sirius B bem abaixo da brilhante Sirius A.
1 month ago | [YT] | 424
View 9 replies
Load more