Olá, sou o Bàbá Làdjá (Dyonathan de Morais) e esse canal se destina a valorização da cultura e religiosidade afro-brasileira e africana. O que você encontra no canal:
-Diário de terreiro: quadro destinado a registrar a vivência no terreiro assim como as festividades de Umbanda, Quimbanda e Tradição de Orixá no Ilé Asè Aféfé t'Oyá;
-Tirando dúvidas com bàbá Làdjá: você pergunta e bàbá Làdjá responde (dúvidas sobre espiritualidade na Umbanda e outras religiões de matrizes africanas);
-Narrativa de mitos;
-Arte, cultura e história;
-Conversa e curiosidades.
Dyonathan Morais
Hoje é um dia muita especial para mim, há quatorze anos, pelas mãos de mãe Neusa t’Oyá, recebia os meus direitos na tradição Jeje-Ijexá. Ao viajar para Santo Ângelo, em outubro de 2010, levei na bagagem apenas a intenção de fazer um simples bori de quatro pés e renovar o axé e os votos com meu orixá. Mãe Neusa chamou, séria, em um canto, e me deu o recado: “ou você se apronta, ou não faz nada, a vontade não é sua, é a vontade dos Orixás”. Fui pego de surpresa, não me sentia preparado e nem era o meu objetivo naquele momento, mas orixá sabe o que faz e nunca recuei perante as preposições que Oyá coloca em meu caminho. Assumir a responsabilidade e o caminho sacerdotal foi a coisa mais sensata que fiz em minha vida, Oyá me fez um novo homem, me deu propósitos, uma família, um lar, me fez forte e feliz. Nos últimos anos, mãe Neusa sempre vinha celebrar o meu aniversário de sacerdócio comigo, e apesar, de estarmos separados fisicamente pela tênue linha que separa Òrun do Àiyé, por todo o meu viver, esse dia será sempre nosso. Gratidão! Axé! Eparrei!
.
Arte: Entrega de Axés – Foto Colagem Digital - 2024
.
.
.
.
.
#oya #iansa #eparrei #batuque #babalorixa #axe #povodeterreiro
1 year ago | [YT] | 3
View 0 replies
Dyonathan Morais
Agosto também marcou a conclusão do projeto “Axé, a força motriz de um povo”. No dia 14, foi ministrado a palestra “Africanidades - Saberes plurais na sala de aula para uma educação decolonial”, destinada a professores da educação básica da cidade de Chapecó. O evento, que aconteceu na Escola de Educação Básica Druziana Sartore, tendo como objetivo promover um diálogo sobre de quais formas os saberes africanos e afro-brasileiros na sala de aula podem contribuir para uma educação antirracista e refletir sobre o papel do professor e da escola no acolhimento de estudantes pertencentes a Comunidades Tradicionais de Terreiro, para que não sofram com o preconceito e a intolerância acerca de sua cultura e religiosidade.
A palestra faz parte do projeto “Axé, a força motriz de um povo”, desenvolvida pelo escritor e advogado Theo Bernardo (@theobfortes - @theo.escritor ) contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó. O projeto teve como objetivo dialogar sobre a presença e as contribuições das Comunidades Tradicionais de Terreiro no sul do Brasil, e de que maneira elas se articulam e estão presentes na cidade de Chapecó e região.
O evento encerra o ciclo de palestras promovido pelo projeto, que contemplou uma formação para membros de comunidades de terreiros, voltada à produção cultural e ao acesso a políticas públicas, uma palestra para a comunidade acadêmica, realizada na Unochapecó, e a formação para professores da educação básica.
Agradecemos as professoras @gabrielealana e @daiavivioliveira que realizam um lindo trabalho no Altas Habilidades/Superdotação – E.E.B. Druziana Sartori @zoomaltas pelo acolhimento e apoio a esse projeto, proporcionando que outros professores pudessem dialogar sobre a importância de uma educação intercultural.
.
.
.
.
.
.
.
.
#africanidades #formacaodeprofessoras #educacaodecolonial #comunidadedeterreiro #culturachapeco #saberespopulares #culturaafrobrasileira #culturaafrorreligiosa #culturadeterreiro
1 year ago | [YT] | 2
View 0 replies
Dyonathan Morais
Na última quarta-feira, dia 28 de agosto, aconteceu a terceira intervenção do projeto “Axé em Estandarte”, contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens de Chapecó n° 010/2023. A atividade encerrou o ciclo de três exposições, que, além da experiência estética, proporcionou a 104 estudantes, professores e profissionais da educação do IFSC Campus Chapecó ( @ifscchapeco ) um diálogo intercultural sobre como se constituem as Comunidades Tradicionais de Terreiro, abordando questões relacionadas à cultura e à historicidade. A mediação foi realizada por @dyonathanmorais e @kairomadah , membros do Ilé Asè Aféfé t’Oyá e arte-educadores, representando os artistas do Coletivo Aféfé. Agradecemos à instituição de ensino pelo acolhimento, que, assim como nós, acredita que a escola é um espaço primordial para dialogar sobre as diversidades que constituem a nossa sociedade.
.
.
.
.
.
.
.
.
#ComunidadesdeTerreiro #ComunidadesTradicionais #DiversidadeCultural #EducaçãoDecolonial #IFSCChapecó #CulturaAfroBrasileira #Interculturalidade #ArteEducadores #ColetivoAféfé #CulturaEHistória #Chapecó #FomentoCultural #DiálogoIntercultural #Terreiro #arteeducacao #axe
1 year ago | [YT] | 4
View 0 replies
Dyonathan Morais
Família Aféfé presente em mais uma apresentação artística. Música e Arte em prol da valorização cultural das comunidades de terreiro.
1 year ago | [YT] | 4
View 0 replies
Dyonathan Morais
A palestra 'Axé, a Força Motriz de um Povo: A Influência Social e Cultural das Africanidades no Sul do País' ocorrerá na Unochapecó, em parceria com o Grupo de Pesquisa Sulear.
A palestra será ministrada pelo Babalorixá Dyonathan de Morais, onde todos são convidados a mergulhar na influência social e cultural das africanidades do Sul do País
O evento também contará com a apresentação do Grupo Musical Aféfé, do Ilé Asé Aféfé t' Oyá 🎶
Reserve a data: 27/05/2024, às 19h
Junte-se a essa celebração da diversidade e do conhecimento! 🌍✨
ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO NO EDITAL DE FOMENTO E CIRCULAÇÃO DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS DE CHAPECÓ N° 010/2023 - EDITAL DAS LINGUAGENS: EDIÇÃO 2023
#Axé #CulturaAfro #Unochapecó #Sulear #Palestra #Terreiros #Cultura
1 year ago | [YT] | 4
View 0 replies
Dyonathan Morais
Cia de la Curva, mais uma vez agradeço por compartilharem de sua arte e alegria com o nosso Ilé Asè. A presença de vocês transformou o nosso Ilé em um verdadeiro circo. Obrigado por nos encantar com suas histórias, proporcionando as crianças e adultos momentos de felicidade e a certeza que a magia, o encanto e o axé também residem na arte de ser feliz.
2 years ago | [YT] | 6
View 0 replies
Dyonathan Morais
Quanto axé deve existir em um abraço.
2 years ago | [YT] | 5
View 0 replies
Dyonathan Morais
A minha maraca é encantada.
É neste domingo a nossa Festa das Matas, às 15:30h.
"Maracas ou maracás são instrumentos musicais feitos com cabaças secas, sem o miolo e recheadas com sementes, coquinhos ou pedrinhas. Esse é um instrumento sagrado para a conexão com os Encantados.
Os Encantados são entidades indígenas cuja sabedoria dirige as decisões e as ações a serem tomadas pelo grupo ou indivíduo. Os Encantados também cuidam da saúde corporal e espiritual, trazendo paz e equilíbrio para as pessoas que acreditam e para os espaços onde atuam.
Reverenciar, agradecer e falar com os Encantados é obra que exige conhecimento, fé, respeito, rito e musicalidade".
Fonte: Revista assunto preto - 2019
Disponível em: www.revistaassumpreto.com/post/marac%C3%A1-o-som-d…
Imagem: Festa da Mata 2014
2 years ago | [YT] | 13
View 0 replies
Dyonathan Morais
Hoje quero expressar publicamente o quanto sou agraciado por ter como mentor e amigo seu Veludo. Logo que abrimos o terreiro, ele falou que um dia eu entenderia de música e dessa forma poderia colocar em prática alguns planos que ele tem para o terreiro. Como ele sempre orquestra as coisas que quer aconteçam em minha vida, a música aconteceu. Inicialmente como bolsista do Coro Universitário Unochapecó em minha primeira graduação, depois como estudante de violino, viola e violão no programa Arte Cidadã, até o grande divisor de águas que foi a Licenciatura em Música. Muitas pessoas foram importantes nesse percurso formativo, mas seu Veludo foi a base para me manter em pé todas as vezes que pensei em desistir. Ele me trouxe força, coragem e inspiração. Mais que um alicerce, me deu trabalho e condições de pagar os meus estudos, em especial no primeiro ano da pandemia, mesmo não tendo conseguido pegar aula para trabalhar em 2020 devido meu intercâmbio a Moçambique, fez desse um do ano próspero, para mim, meu companheiro e nosso axé. Esse diploma não é apenas a conclusão de um curso, é mais uma das muitas vitórias de Exu Veludo em minha vida. Obrigado.
2 years ago | [YT] | 9
View 0 replies
Dyonathan Morais
É com muita alegria que o Ilé Asè Aféfé t’Oyá convida para a sua 13° Festa em homenagem a Exu Veludo.
O festejo acontecerá dia 18 de março, pontualmente às 19:30h.
Venha celebrar conosco.
Dúvidas e localização chamar no direct.
2 years ago | [YT] | 12
View 0 replies
Load more